13/10/2021

8 Tipos de chás saudáveis para o corpo e mente

lifestyle saudavel tipos de chás saudáveis para o corpo e mente saude dieta nutriçao desporto beleza viver melhor cha verde cha preto oolong hibisco camomila gengibre hortela funcho

És do tipo de pessoa que adora beber uma xícara de chá quando se levanta ou quando se deita? Estás com sorte, o chá não é apenas uma bebida refrescante, também pode oferecer uma série de benefícios à tua saúde. Sendo assim, vamos neste artigo mostrar-te oito tipos de chás que podem tornar o teu corpo e mente mais saudáveis. 

Um estudo de 2019 descobriu que beber chá três vezes ou mais por semana, está associado a uma vida mais longa, comparado com que não bebe chá. Pois, as propriedades dos chás desempenham um papel importante na prevenção e retardamento do dano celular e na proteção das células potenciais cancerígenas. 

Além disso, o que não é discutível, é que beber chá puro é favorável ao coração e à perda de peso. Pois, não contém sódio nem calorias. 

Porém, embora beber qualquer dos tipos de chás traga benefícios, muitos deles têm as suas próprias vantagens para a saúde. Por isso, serve um boa xícara e continua a ler para descobrires os melhores chás para a tua saúde. 

Os 8 melhores chás para o corpo e mente

1. Chá Verde

O chá verde já é uma referência há séculos pelas suas propriedades medicinais. 

A possível razão para o chá verde ser tão saudável, é o seu alto teor de polifenóis chamados catequinas. Este fitonutriente mostrou-se benéfico para combater a inflamação, doenças crônicas, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. 

Segundo um estudo, beber seis ou mais xícaras de chá verde por dia, está associado a um risco 33% menor de desenvolver diabetes tipo 2. Em comparação com quem bebe menos de uma xícara por semana. Além disso, outra pesquisa descobriu que as pessoas que bebem duas ou três xícaras deste chá por dia, têm um risco 14% menor de derrame cerebral. 

2. Chá Preto

Dentro dos vários tipos de chás, o chá verde é o que recebe a maior parte dos créditos pelas suas propriedades medicinais. No entanto, o chá preto também parece oferecer muitos benefícios à saúde. 

Este chá pode desempenhar um papel importante na prevenção do declínio cognitivo, inflamação, doenças cardíacas, diabetes e potencialmente cancro. Pois, também contém flavonoides benéficos. 

Um estudo mostrou que beber chá preto regularmente, está associado a um menor risco de desenvolver distúrbio neurocognitivo em idosos, como demência. 

Se não gostas de chá verde, esta variedade pode ser a ideal para manteres o teu corpo e mente saudáveis. 

3. Chá Oolong

Este chá é primo do chá verde e é oxidado de forma parcial ente o chá preto e o chá verde. Contudo, a sua concentração de polifenóis oferece muito benefícios à saúde. 

Veja, por exemplo, as vantagens do chá oolong para a saúde cardíaca. Segundo um estudo, beber mais de 2,5 xícaras deste chá por dia está associado a níveis mais baixos de colesterol. Além disso, outra pesquisa apoia o impacto do oolong no coração, sugerindo que beber chá oolong ou verde de forma regular, está associado a um menor risco de morte por doenças cardiovasculares. 

No entanto, este chá também se mostra promissor em ajudar as pessoas a manter ou atingir um peso saudável. Dessa forma, se o chá verde for suave demais para ti, experimenta o oolong, que devido à oxidação extra, tem um sabor mais robusto. 

4. Chá de Hibisco

O chá de hibisco, não apenas tem um sabor delicioso e picante, como também pode ajudar o teu ritmo cardíaco. Nesse sentido, uma pesquisa descobriu que beber este chá regularmente por seis semanas, ajuda a reduzir a pressão arterial em adultos pré-hipertensos. 

Além disso, o hibisco pode também ter efeitos de prevenção de obesidade. Noutro estudo, as pessoas que consumiram extrato de hibisco por doze semanas, no final tiveram um peso mais baixo, um IMC mais baixo e uma melhor relação cintura-quadril. No entanto, mais pesquisas são necessárias para comprovar esta teoria. 

5. Chá de Camomila

A camomila pertence à família das margaridas e é uma das plantas medicinais mais antigas em todo o mundo. Documentada como uma variedade de propriedades curativas. 

Caso te sintas mal na hora de dormir, uma xícara deste chá pode ser a solução para relaxares. Isto devido às ervas com propriedades calmantes que contém. 

Mas isso não é tudo! O chá de camomila também pode apoiar a saúde imunológica. Além disso, é muito benéfico para mulheres com síndrome pré-menstrual, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e ansiolíticas. 

6. Chá de Gengibre

Caso estejas à procura de um chá que ajude a aliviar o stress digestivo, este é a tua solução. Pois, esta raiz antiga, é conhecida pelas suas propriedades medicinais e é um tratamento seguro e eficaz para náuseas e vômitos. 

Segundo uma pesquisa, o chá de gengibre ajuda a reduzir a náusea pós-quimioterapia em adultos com cancro em 40%. Além disso, o gingerol (composto que dá ao gengibre o seu sabor e cheiro característico), pode ser útil em terapias que ajudam a prevenir doenças como diabetes e cancro. 

Para saborear o chá de gengibre, rala a raiz e coloca os pedaços no fundo de uma caneca. Depois, despeja água quente por cima e deixa em infusão por alguns minutos. A nossa recomendação é comprar saquinhos de chá pré-embalados com gengibre seco.

7. Chá de Hortelã

Assim como o gengibre, a hortelã também é conhecida por promover uma digestão saudável. Isto devido ao composto mentol que ajuda a relaxar o trato intestinal e alivia o inchaço. 

Segundo um estudo, o óleo de hortelã é um tratamento seguro e eficaz de curto prazo para a síndrome do intestino irritável (SII). No entanto, é importante notar, que o óleo de hortelã é muito mais concentrado do que o simples chá. 

Além disso, outra pesquisa mostrou que a hortelã pode aliviar a dor no peito e ajudar as pessoas com doenças de esófago a engolir melhor os alimentos. Ajudando a relaxar o músculo liso, localizado no esófago inferior. 

Porém, como não contém cafeína, também é uma ótima opção como bebida relaxante antes de dormir. 

8. Chá de Funcho

O funcho, devido às suas propriedades antioxidantes, é outro dos tipos de chás, que ajuda na digestão. Todavia, é uma planta medicinal há muito tempo conhecida e famosa por tratar problemas digestivos. 

Além disso, esta erva-doce, pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa sem efeitos colaterais graves. Isto de acordo com um pequeno estudo onde se usou erva-doce em forma de cápsula. 

Ficas-te interessado/a em comprar chá de erva-doce? Podes comprar em saquinhos de chá ou esmagar sementes de erva-doce e infundir por alguns minutos numa bola de chá. 

Dica para cozinhar com chá

O que quer que decidas preparar, lembra-te que beber chá é uma ótima maneira de colher os benefícios das plantas na tua dieta. Portanto, não deites fora as sobras de chá que não conseguiste terminar. Em vez disso, usa-as para fazer quinoa, arroz integral ou cuscuz. Pois, os grãos cozidos vão absorver todos os compostos vegetais presentes no chá. Além disso, também podes usar numa marinada caseira, combinando chá verde com azeite, sal, pimenta e alho picado.

O chá oferece-te possibilidades infinitas!

Os comentários estão fechados.