13/09/2021

Os 8 alimentos nutritivos capazes de aliviar a ressaca

lifestyle saudavel ressaca nutriçao saude dieta alimentos nutritivos aliviar a ressaca viver melhor curar a ressaca

Todos nós estamos ansiosos por fazer a festa não é verdade? Ainda para mais depois destes tempos que todos vivemos. Pois bem, está na altura de sair, beber uns copos e como é óbvio, curar a ressaca! 

Contudo, em relação a isso podes ficar tranquilo/a. Nós vamos mostrar-te aqui alguns alimentos nutritivos que te vão ajudar a combater a ressaca. 

No entanto, é fundamental termos noção que os tempos mudaram e a realidade de hoje é diferente da que conhecíamos. Dessa forma, temos o dever de respeitar sempre todas as regras impostas, afim de não voltarmos a cair no buraco. 

8 Alimentos nutritivos para combater a ressaca 

Água de coco 

Beber água de coco pode ajudar a compensar e a prevenir a desidratação provocada pelo álcool. Isto devido aos vários minerais vitais, nutrientes e antioxidantes que contém. Além disso, vai fazer com que urines com mais frequência, o que ajuda a libertar os fluídos do teu corpo mais rapidamente. 

Tomate 

Manter a hidratação é algo fundamental, não apenas para manter os níveis certos de líquidos, mas também para manter uma boa saúde do fígado. Pois, como se sabe, este é o órgão mais afetado pelo excesso de álcool. No entanto, o tomate contém compostos anti-inflamatórios potentes que ajudam a proteger o fígado. Por isso, é um ótimo alimento a ter a mão numa situação de ressaca. 

Ovos 

Uma fonte de proteína de alta qualidade é um super-herói para ajudar o organismo a quebrar os efeitos do metabolismo do álcool. Versáteis, saborosos e ricos em cisteína, os ovos são uma ótima maneira de restaurar os níveis de glutationa no corpo e dessa forma melhorar os sintomas da ressaca. 

Frutas tropicais 

O que mangas, bananas e melancias têm em comum? Além de serem tropicais, estas frutas são fontes enormes de potássio e fibras fáceis de digerir. O que pode aumentar a capacidade do sistema digestivo para processar e eliminar o álcool do organismo. 

Mel 

Com alto teor de frutose e qualidades anti intoxicantes, o mel pode ajudar a aliviar os sintomas da ressaca, eliminando o álcool mais rapidamente do organismo. Embora as pesquisas sobre este assunto sejam poucas, as propriedades antisséticas e antibacterianas do mel podem ser uma grande ajuda no pós-consumo de álcool. 

Espinafre 

Este vegetal é obrigatório quando se trata de restaurar os níveis de nutrientes do corpo após o consumo de álcool. É rico em ácido fólico, vitamina K e clorofila, que são componentes vitais para ajudar o organismo a transformar alimentos em energia utilizável e assim revitalizar o corpo. 

Aveia 

A aveia é a estrela dos alimentos quando se trata de carboidratos complexos e está repleta de fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes. Dessa forma, pode ajudar a combater os sintomas da ressaca, fornecendo uma libertação lenta e constante de açúcar no sangue e melhorando a sensação de fadiga e cansaço. 

Frutos secos 

Seguindo as propriedades de equilíbrio do sangue da aveia, os frutos secos são também uma ótima escolha. Amêndoas, nozes e castanhas de caju são alguns tipos de frutos secos que não apenas satisfazem a necessidade de proteínas, como também ajudam a renovar os níveis de magnésio do corpo. E dessa forma são uma boa ajuda para manter os sintomas da ressaca sob controlo.

Os comentários estão fechados.