06/02/2023

Qualidade de vida: hábitos para melhorar o dia a dia

A vida é feita de momentos! E todos nós temos fases boas, fases menos boas e fases em que nem sabem bem. É nestes momentos que muitas vezes somos vencidos e acabamos por ser arrastados para os lugares mais escuros. No entanto, quando priorizamos uma boa qualidade de vida, tudo se torna mais fácil.

Muitas vezes, pequenos ajustes no nosso dia a dia, podem ter efeitos fantásticos e duradouros. Sendo assim, hoje vamos mostrar-te a importância dos hábitos saudáveis e como podes adaptá-los na tua vida.

Vantagens de melhorar a qualidade de vida

Numa sociedade em constante movimentos, as pequenas frustrações, a rotina stressante e a monotonia desgastante, muitas vezes afetam o nossos bem-estar físico e mental. Contudo, só nós podemos combater isso!

À medida que estes factos se realçam, a qualidade de vida começa a descer e a nossa energia, motivação e entusiasmo começa a desaparecer. Mesmo que pareça cliché, um estilo de vida saudável, momentos felizes e uma rotina de trabalho motivadora são partes importantes de uma boa qualidade de vida.

Tu tens a capacidade melhorar e controlar todos os aspetos da tua vida. Por vezes, bastam pequenas mudanças na rotina, na forma de ver a vida e até de pensar, para fazer uma grande diferença. Isto não significa que os problemas e as frustrações desapareçam, mas certamente serão menos fortes e mais fáceis de resolver.

Melhora os teus hábitos e promove a tua qualidade de vida!

Bons hábitos para melhorar a qualidade de vida

Existem muitas formas de melhorar a qualidade de vida, apenas a forma de adaptação de cada pessoa pode variar. Ao passo que, não temos dúvidas que até mesmo pequenas mudanças podem ter efeitos incríveis em direção a um estilo de vida mais positivo. Sendo assim, aqui ficam algumas das mudanças mais importante.

Sorrir, principalmente nos momentos menos bons

Este pode ser um verdadeiro desafio, mas sorrir pode ter mais efeitos positivos do que imaginamos. Todavia, é uma ótima forma de impulsionar a mente e o simples ato de sorrir promove melhores níveis de serotonina e endorfina, responsáveis pelo sentimento de felicidade e boa disposição. Além disso, ajuda imenso a reduzir o stress.

Sorri nos momentos em que te sentes mais deprimida, pode ajudar a combater esse sentimento e consequentemente a melhorar a tua qualidade de vida. O poder de um sorriso pode ter um impacto surpreendente!

Manter a atividade física

Exercitar o corpo é também uma excelente forma de exercitar a mente. Ao passo que, o exercício físico oferece inúmeros benefícios à nossa vida. Além de ajudar a evitar problemas de saúde, também ajuda a melhorar a criatividade e as capacidades cognitivas. Além disso, treinar o corpo também ajuda na produção de endorfinas, o que permite melhorar o humor e promove um sentimento de felicidade.

Existem várias maneiras de manter o ritmo, como criar um objetivos diário de caminhar 15 minutos, ou até optar fazer um trajeto a pé em vez de utilizar transportes. Se tens dificuldade em arranjar motivação, cria pequenos incentivos que te ajudem a manter o ritmo.

Mulher a caminhar

Boa alimentação e hidratação

Por esta altura, já sabemos que uma alimentação saudável e equilibrada é uma das chaves mais importantes para garantir uma boa saúde e qualidade de vida. Assegurar que o nosso corpo recebe os nutrientes, minerais e vitaminas necessários, não só ajuda a manter o corpo são, como também melhora o funcionamento da mente.

Frutas e vegetais são excelentes fontes nutritivas que oferecem inúmeros benefícios. Ao passo que, incorporá-los na tua rotina, além de ser um excelente hábito saudável, pode também tornar as tuas refeições mais divertidas e criativas, pois podem ser utilizados de mil e uma formas diferentes.

Outra coisa indispensável na nossa vida, mas que muitas vezes nos passa ao lado, é a água. Pois, como o nosso corpo é constituído por 60% de água, é essencial manter a hidratação para que o nosso corpo e mente funcionem nas melhores condições. Sendo assim, bebe água várias vezes ao dia, não apenas quando sentires sede.

Relacionamentos saudáveis

Como seres humanos, não fomos feitos para estar sozinhos, todos precisamos de companhia para partilhar os nossos momentos, sejam eles bons ou menos bons. Muitas vezes, é a alavanca que nos recupera das fases negativas.

Todos os dias ouvimos sobre a importância de espalhar o amor e o quão bom pode ser para nós. Na realidade, mandar uma simples mensagem a alguém a dizer o quanto é importante, pode fazer maravilhas ao nosso bem-estar.

Menosprezamos o poder que uma conversa de amigos, uma reunião de família ou qualquer outro momentos junto de quem mais amamos pode ter. Pequenas coisas que proporcionam sentimentos de leveza, compreensão e apoio. Tudo isso, oferece uma maior capacidade para enfrentar o mundo de forma positiva. Além disso, passar tempo de qualidade pode ajudar a reduzir a ansiedade e o stress, porque a felicidade por vezes é contagiante.

Uma boa qualidade de vida parte de quem nos rodeia. Por isso, rodeia-te de pessoas positivas, este é um passo muito importante nesta jornada.

A importância de um bom descanso

“Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”. Na verdade, uma boa noite de sono é essencial para melhorar o bem-estar. Ao passo que, garantir pelo menos sete horas de descanso todas as noites é fundamental para um bom funcionamento do corpo e da mente.

Todos nós precisamos de recarregar energias para recuperar do stress e do cansaço do dia a dia. De outra forma, o corpo estará sempre sobrecarregado e a trabalhar no limite, o que pode originar problemas de saúde mental, como alterações de humor e ansiedade.

Manter um sono equilibrado é meio caminho andado para uma melhor qualidade de vida.

Sair da zona de conforto

Sair da zona de conforto pode ser um desafio bem assustador. No entanto, é uma ótima forma para enfrentar alguns medos.

Fazer todos os dias, ou pelo menos uma vez por semana, algo que sempre quiseste fazer, mas que deixaste para trás porque o medo se apoderou, ou por qualquer outra razão, vai ajudar-te a confrontar a ansiedade de forma positiva.

Neste ponto, também podes incluir fazer algo novo e diferente, como aprender novas capacidades ou descobrir novos hobbies. Sem dúvida que é uma excelente maneira de manter o cérebro saudável e fortalecido. O conhecimento é poder, e no meio disso tudo, podes descobrir novas paixões e talentos.

Praticar o autocuidado

O bem-estar físico e mental é uma responsabilidade apenas nossa, e deve estar sempre no topo da nossa lista de prioridades. Como já mencionamos anteriormente, a vida quotidiana nem sempre é um mar de rosas, e tirar tempo para cuidar de nós é extremamente essencial.

Fazer coisas que gostamos e que nos deixam felizes também é uma forma de autocuidado, pois permite que o nosso corpo e mente relaxem. Por isso, nunca te esqueças de cuidar de ti, principalmente nos dias mais difíceis.

Os comentários estão fechados.