19/09/2022

10 Pratos de Natal tradicionais europeus para experimentar

Pratos de Natal lifestyle saudavel comida de natal sobremesas biscoitos bolachas receitas tradicionais europa mercado de natal

Desfrutar de uma refeição de Natal é uma tradição mundial. No entanto, o que é servido durante a época festiva difere de país para país. A Europa tem uma longa história com o Natal e cada país conta com diversas formas de preparar e saborear pratos de Natal tradicionais.

As festas de final de ano na Europa deixam qualquer pessoa apaixonada, em grande parte, devido aos emocionantes mercados de Natal e às comidas divinais que lá se servem. Ao passo que, de todas as ótimas coisas para fazer na Europa nesta altura do ano, sem dúvida que visitar os mercados de Natal está no topo da lista. 

Aconchega-te para a época festiva e delicia-te com alguns dos mais deliciosos pratos de Natal europeus. Prepara-te para viajar pelas diversas tradições e culturas através na nossa lista de comida de Natal preferida.

Pratos de Natal tradicionais pela Europa

1. Lebkuchen

Lebkuchen

Lebkuchen é um biscoito doce e apimentado que, sem dúvida, faz parte das tradições de Natal mais deliciosas. Estes biscoitos chegam-nos da Alemanha e são uma das comidas de Natal mais populares do país.

Tradicionalmente, cobertos com chocolate e açúcar glacé, os lebkuchen são bastante parecidos com o pão de gengibre, embora sejam um pouco mais secos. São perfeitos para pessoas não fãs do muito doce, estarás no céu desde a primeira mordida. Além disso, se gostas de frutos secos, podes adicionar alguns por cima para um deleite perfeito.

2. Panetone

Panetone Pratos de Natal

O nosso paladar sente a essência de um Natal italiano sempre que saboreamos o panetone. Todavia, quando se trata de sobremesas de Natal, este bolo não pode faltar. O panetone é uma das sobremesas tradicionais mais populares de Itália e um dos melhores doces de Milão.

Este deleite começa com uma saborosa massa de bolo que contém frutas secas, passas, pinhões, cidra e anis. Por fim, leva-se ao forno até dourar. Se queres um menu de Natal elogiado, este bolo deve fazer parte da tua lista.

3. Mince pies

Tortas de carne picada (Mince pies)

Sinónimo de Natal na Grã-Bretanha, estas tortas são um deleite saudável com a quantidade certa de açúcar, tornando cada uma, num satisfatório lanche de Natal. O nome pode ser enganador, pois esta sobremesa contém um agradável recheio de passas sem carne.

Quando se trata de nomes de pratos de Natal, este tem um bastante fascinante. O nome tem origem no século XIII, quando os cruzados voltaram do Médio Oriente com uma receita de tortas de carne picada (mince meat), especiarias e frutas. Atualmente, a mince meat está disponível por todo o mundo.

4. Lussekatter

Lussekatter

Celebrar o Natal na Suécia é surreal, com luzes cintilantes, sinos mágicos a tocar e incríveis montanhas com neve. E claro, um dos pratos de Natal mais procurados, lussekatter.

O lussekatter é um bolo de açafrão em forma de “S” que deixa água na boca. Tradicionalmente, são comidos dia 13 de dezembro – dia de Santa Lúcia, a padroeira da luz. As celebrações são um dos destaques do calendário sueco e a procissão é verdadeiramente mágica. Recomendamos vivamente!

Dica: para realmente desfrutares de uma experiência de Natal extravagante, delicia-te com o lussekatter acompanhado de uma caneca de chocolate quente.

5. Vanocni Cukrovi

Vanocni Cukrovi

Quando se trata de sobremesas de Natal na República Checa, esta é realmente especial. Vanocni cukrovi é um deleite fresco e doce que toda a gente espera após a tradicional ceia de Natal. 

Esta deliciosa sobremesa é feita de dois biscoitos gelados com geleia no meio. Ser criativo na sua preparação é metade da diversão, com opção de cortar formas encantadoras alusivas ao Natal para iluminar ainda mais a mesa de Natal.

6. Pretzels

Pretzels Pratos de Natal

Os pretzels estão presentes nos mercados de Natal por toda a Europa.

Existem um milhão de maneiras para preparar estes populares lanches, desde queijo a coberturas de chocolate e recheios de creme. Os pretzels tornam qualquer refeição deliciosamente quente, funcionam bem como lanche e podem ser usados como uma sobremesa tentadora.

7. Stollen

Stollen

Quando se trata de degustar os pratos de Natal alemães, não podemos perder a chance de provar o stollen. Todavia, este bolo simples, mas delicioso, elevou a sua popularidade por toda a Europa.

Coberto com uma camada de glacé ou açúcar em pó, este bolo é feito de frutos secos, especiarias e frutas cristalizadas. Sem dúvida, uma das sobremesas tradicionais de Natal ideal para partilhar com os amigos. Na Alemanha, esta é das mais amadas tradições de Natal.

8. Castanhas assadas

Castanhas assadas

As castanhas assadas são uma comida tradicional de Natal em toda a Europa. Elas são preparadas facilmente, o que as torna uma das mais fantásticas tradições europeias para desfrutar.

Além disso, as castanhas são indiscutivelmente um dos alimentos mais conhecidos associados ao Natal europeu. Senta-te ao redor do fogo e partilha este enorme prazer enquanto mergulhas na atmosfera festiva. Podes assá-las em fogo aberto enquanto te aqueces com os teus entes queridos.

9. Turrón

Turrón Pratos de Natal

O turrón é outro dos pratos de Natal da nossa lista. Todavia, esta sobremesa deliciosamente doce fará com que a família bata com as portas durante a épocas natalícia. Originalmente feito em Espanha, ele captura a extravagância da cultura espanhola num delicioso torrão.

Este deleite espanhol foi preparado calorosamente durante a época natalícia desde séculos atrás. Ao passo que, é uma das melhores tradições gastronómicas e a sua popularidade espalhou-se por todo o sul da Europa.

10. Bûche de Natal

Bûche de Natal

A bûche de Natal é um popular bolo francês em forma de tronco. A sua origem remonta às antigas tradições celtas de celebrar o solstício de inverno. No entanto, este bolo apenas se tornou popular no século XX.

Este delicioso deleite francês é feito com pão de ló galceado enrolado num cilindro e glaceado outra vez no final para criar uma superfície ondulada semelhante a um tronco. Depois disso, pode ser decorado com cogumelos ou folhas de pinheiro. Esta é uma tradição que se elevou a muitos outros países europeus.

Para concluir

Os pratos de Natal europeus não são apenas deliciosos, também preservam uma rica história e cultura enraizadas no continente. Ao passo que, existiram muitas combinações de religiões e origens que levaram às tradições de Natal.

Nós temos uma enorme paixão por boa comida, e a Europa é a orgulhosa criadora de alguns dos mais incríveis pratos de Natal. Juntamente com a neve que cobre paisagens, as canções que pairam no ar e os amorosos presentes partilhados, a comida de Natal europeia é uma emoção única.

Ao visitar a Europa na época natalícia, não faltam comidas fartas e bebidas quentes. Esperamos que esta nossa lista de pratos de Natal tradicionais na Europa possa ajudar-te a saborear novas guloseimas durante a emocionante época de Natal.

Os comentários estão fechados.