Hoje em dia, existe um enorme leque de informação à volta do tema perder peso. Contudo, muita desta informação, aconselha as pessoas a praticar certo tipo de coisas malucas sem que hajam evidências por trás delas.
No entanto, ao longo dos anos, os cientistas descobriram uma série de estratégias que parecem ser eficazes. Sendo assim, nós vamos mostra-te neste artigo, algumas dicas baseadas em evidências que podem trazer resultados.
Costuma dizer-se que beber água pode ajudar a perder peso, e é verdade. Todavia, a água potável pode aumentar o metabolismo em mais de 25% por um período de cerca de uma hora e meia, o que ajuda a queimar mais algumas calorias.
Um estudo mostrou que beber meio litro de água cerca meia hora antes das refeições, ajuda quem faz dieta a comer menos e perder cerca de 45% mais peso.
Muita gente associa o café como algo prejudicial para a saúde. No entanto, o café de qualidade é rico em antioxidantes e pode trazer vários benefícios importantes. Apenas se deve evitar adicionar muito açúcar ou outros ingredientes de alto teor calórico, pois isso anulará completamente quaisquer benefícios.
Estudos mostram que a cafeína pode impulsionar o metabolismo em cerca de 10%, e aumentar a queima de gordura em até 30%.
O açúcar adicionado é um dos piores ingredientes da dieta moderna e a maioria das pessoas consome demais. Estudos mostram que o consumo de açúcar está diretamente associado a um risco aumentado de obesidade, bem como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
Se pretendes perder peso, evita ao máximo o açúcar adicionado. E, certifica-te de ler os rótulos, pois mesmo os chamados alimentos saudáveis podem estar carregados de açúcar.
Se o teu objetivo é obter todos os benefícios da restrição de carboidratos, considera ir até ao fim e comprometa-se com uma dieta baixa em carboidratos.
Vários estudos mostram que este regime pode ajudar a perder 2/3 vezes mais peso do que uma dieta baixa em gorduras padrão. Além disso, melhora a saúde geral.
Controlar as porções e as calorias que ingerimos, ou seja, comer menos, pode ser muito útil por razões óbvias.
Alguns estudos mostram que um diário alimentar ou tirar fotos das refeições pode ajudar a perder peso. Pois, qualquer coisa que aumente a consciência sobre o que se come provavelmente será benéfico.
Manter alimentos saudáveis por perto pode ajudar a evitar que se coma algo que não seja saudável quando se fica com muita fome. Sendo assim, prepara lanches simples que são facilmente transportáveis. Estes incluem frutas inteiras, nozes, cenouras, iogurte, entre outros.
Os vegetais e as frutas têm várias propriedades eficazes para perder peso. Pois, contêm poucas calorias, muitas fibras e o seu alto teor de água dá-lhes baixa densidade de energia, tornando-os muito saciadores.
Estudos mostram que pessoas que comem mais vegetais e frutas tendem a pesar menos. Além disso, são muito nutritivos, o que é muito benéfico para a saúde geral.
A fibra é frequentemente recomendada para perder peso.
Embora as evidências sejam contraditórias, alguns estudos mostram que a fibra pode aumentar a saciedade e ajudar a controlar o peso a longo prazo.
A proteína é o ingrediente mais importante para perder peso. Sendo assim, seguir uma dieta rica em proteínas pode aumentar o metabolismo em 80/100 calorias por dia. Além disso, um estudo mostrou que comer 25% de calorias diárias como proteínas, reduz os pensamentos obsessivos sobre comida em 60% e corta para metade o desejo de comer durante a noite.
Simplesmente adicionar proteínas à tua dieta é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de perder peso.
Um estudo descobriu que 20% das pessoas da Europa e da América do Norte cumprem critérios de dependência alimentar.
Se sentes desejos irresistíveis e não consegues controlar a tua alimentação, podes sofrer de dependência. Nesse caso, procura ajuda profissional, pois tentar perder peso sem primeiro combater o vício em comida é quase impossível.
O teu cérebro pode demorar um pouco a registar se já comestes o suficiente. Sendo assim, alguns estudos mostram que mastigar devagar e bem os alimentos, pode ajudar a comer menos calorias e aumentar a produção de hormônios ligados à perda de peso.
Estas práticas são um componente de alimentação consciente, que visa ajudar a diminuir a ingestão de alimentos e prestar atenção a cada mordida.
Um dos maiores problemas das dietas é que raramente funcionam a longo prazo. Segundo estudos, fazer dieta é um indicador consistente de ganho de peso futuro.
Em vez de fazer dieta, procura tornar-te uma pessoa mais saudável, feliz e em forma. Ou seja, concentra-te em nutrir o teu corpo em vez de privá-lo. Dessa forma, a perda de peso deve ocorrer naturalmente.
Fazer exercícios aeróbicos (cardio) é uma excelente forma de queimar calorias e melhorar a saúde física e mental.
Além disso, é particularmente eficaz na perda de gordura da barriga. Pois, a gordura prejudicial à saúde tende a acumular-se em torno dos órgãos e causar doenças metabólicas.
Um dos piores efeitos da dieta é provocar perda muscular e desaceleração metabólica. Sendo assim, a melhor maneira de evitar isso é praticar algum tipo de exercício de resistência, como levantar pesos.
Estudos mostram que o levantamento de peso pode ajudar a manter o metabolismo alto e evitar a perda de massa muscular. Não é apenas importante perder gordura, mas também construir músculos para manter o corpo tonificado.
O sono é altamente subestimado, mas pode ser tão importante quanto uma alimentação saudável e o exercício físico. Estudos mostram quem dormir pouco é um dos fatores de risco mais fortes para a obesidade.
Existem inúmeras técnicas que podem ajudar no objetivo de perder peso.
Algumas das dicas acima são puramente dietéticas, envolvendo comer mais proteínas ou reduzir o açúcar adicionado. Outras, como melhorar a qualidade do sono ou adicionar uma rotina de exercícios, são baseadas no estilo de vida.
Se conseguires implementar algumas destas dicas, estarás no caminho certo para atingir os teus objetivos de perda de peso.