17/02/2023

Principais benefícios do pequeno-almoço low carb

Geralmente, o pequeno-almoço é considerado a refeição mais importante do dia, o que é verdade. Começar o dia com um pequeno-almoço low carb nutritivo é fundamental para estabilizar os níveis de energia, manter a concentração afiada e os níveis de fome baixos. 

Muitas pessoas que pretendem perder peso, optam por cortar totalmente o pequeno-almoço. Nunca faças isso! Saltar o pequeno-almoço só vai prejudicar os teus objetivos, pois vai deixar-te com mais fome na hora de almoço, e consequentemente, fazer com que comas uma maior quantidade. Em vez disso, retira os carboidratos do pequeno-almoço e opta por um pequeno-almoço low carb e rico em proteína.

Abandona as opções de pequeno-almoço com alto teor de carboidratos, como pão, cereais, etc., e, como alternativa, tenta aumentar o consumo de proteínas. Esta mudança favorece uma alimentação saudável e é uma ótima ajuda para perder de peso.

Benefícios do pequeno-almoço low carb

1. Aumenta o metabolismo

O metabolismo é o processo no qual o corpo converte tudo que ingerimos em energia. Ou seja, as calorias consumidas são convertidas em energia, que o corpo utiliza para realizar as suas funções. Todavia, quando o metabolismo é lento, o corpo necessita de mais tempo para queimar as calorias, o que pode ser um grande obstáculo para quem pretende perder peso.

Segundo um estudo de 2018 da Harvard Medical School, concluiu-se que as pessoas que seguem uma dieta pobre em carboidratos queimam mais calorias num dia do que as pessoas que consomem alimentos ricos em carboidratos.

Dica: As pessoas que optam por dietas low carb, em média, queimam mais 210 calorias por dia do que aquelas que seguem dietas ricas em carboidratos.

2. Mantém os níveis de fome controlados

O mesmo estudo de 2018 mencionado acima , também descobriu que os níveis das hormonas grelina e leptina são mais baixos em pessoas que comem dietas low carb do que em pessoas que comem muitos carboidratos. A grelina é conhecida como a “hormona da fome”, porque estimula o apetite e aumenta a ingestão de alimentos. Já a leptina é uma hormona produzida pelas células do intestino delgado que tentam regular a energia com a inibição da fome.

Como essas duas hormonas têm a capacidade de aumentar a fome, quando preparas um pequeno-almoço low carb e manténs os níveis das mesmas controlados, a tendência é comer menos nas próximas refeições.

Dica: Para favorecer a perda de peso, menores níveis de fome podem ajudar-te a alcançar uma dieta com déficit calórico.

3. Mantém saciedade por mais tempo

É de conhecimento geral que quanto maior for a ingestão de proteínas, mais tempo vais sentir-te saciado e sem vontade de fazer um lanche entre as refeições. Está cientificamente comprovado, e é por isso que um pequeno-almoço rico em proteínas pode realmente suavizar todo o dia.

Quando comparas dietas com baixo teor de carboidratos com dietas com baixo teor de gordura, as primeiras promovem uma saciedade mais duradoura que as segundas. Todavia, um estudo de 2016 descobriu que comer refeições low carb ajuda a manter o níveis da hormona da saciedade peptídeo YY.

Dica: Torna o teu pequeno-almoço low carb rico em proteínas com a adição de ovos.

4. Aumenta a resistência

Pesquisadores descobriram que os atletas que seguem dietas restritas com baixo teor de carboidratos melhoram significativamente os seus níveis de desempenho. Ao passo que, quando alguém segue uma dieta pobre em carboidratos, os seus músculos armazenam mais energia e a gordura é queimada com maior eficiência. Sendo assim, um pequeno-almoço low carb pode deixar-te com mais energia ao longo do dia e ajudar-te a evitar a lentidão.

Dica: Se gostas de treinar ou precisas de fazer um trabalho físico, começa sempre o dia com um pequeno-almoço low carb para manteres os níveis de energia.

5. Ajuda a perder gordura da barriga

A gordura da barriga, também conhecida por tecido adiposo visceral, pode ser realmente prejudicial à saúde e tornar qualquer um mais propenso a doenças metabólicas. Segundo estudos, cortar nos carboidratos pode ajudar a reduzir esses excessos de gordura.

Dica: Dietas com baixo teor de carboidratos reduzem a gordura da barriga em 15%, em comparação com dietas de alto teor de carboidratos.

6. Reduz os níveis de açúcar no sangue

Além de ajudar na perda de peso, as dietas low carb também podem ser úteis para pessoas que sofrem de diabetes. Ao passo que, reduzir os carboidratos na sua dieta ajuda a reduzir drasticamente os níveis de açúcar no sangue. Além disso, um estudo mostrou que pessoas com diabetes, que seguem uma dieta low carb, podem parar de tomar medicação para baixar a glicose em alguns meses.

Dica: Se tomas medicação para regular o nível de açúcar no sangue, consulta o teu médico antes de adotarmos uma dieta low carb, pois, pode ser necessário ajustar a dosagem.

7. Ajuda a controlar a pressão arterial e o colesterol

Como as pessoas que sofrem de pressão alta e de níveis elevados de colesterol são muito suscetíveis a distúrbios cardíacos e renais, adotar uma dieta com baixo teor de carboidratos pode ser extremamente útil para controlá-los,

Dica: Reduzir a ingestão de carboidratos pode melhorar significativamente a saúde do coração.

Os comentários estão fechados.