04/07/2022

Pequeno-almoço Inglês: receita completa + dicas

Também conhecido como “the full breakfast”, este prato tradicional britânico aparece em todos os lugares com alguns itens essenciais e algumas adições regionais. Primeiro, há a carne – geralmente uma combinação de salsicha e bacon. Depois, vêm os legumes – feijão e tomate cozidos em fogo alto. O equilíbrio entre a doçura e a acidez dos tomates equilibra bem a gordura do outro lado do prato. Por fim, para amarrar todo o pequeno-almoço inglês, vem um pedaço crocante de pão frito e dois ou três ovos super fáceis.

A acompanhar este farto pequeno-almoço, geralmente encontra-se uma xícara de chá, ketchup ou brown sauce e uma bela geleia de frutas. Opcionalmente, morcela, rins, cogumelos e batatas podem ser também adicionados à fritura, dependendo do gosto pessoal e das preferências regionais.

Embora seja tradicionalmente um prato de pequeno-almoço, o pequeno-almoço inglês completo é mais do que suficiente para servir como refeição ao meio do dia.

Dicas para preparar o pequeno-almoço inglês

Bacon

A escolha tradicional do bacon para os britânicos é o bacon do lombo do porco, mas também pode ser substituído pelo bacon da barriga. No entanto, quando grelhar o bacon, faça alguns cortes na parte magra e na parte gorda para que não enrole e cozinhe por igual.

Salsicha

As salsichas Cumberland e Lincolnshire são as preferidas do povo britânico para preparar o pequeno-almoço inglês. A primeira é feita de carne de porco picada e temperos, enquanto a segunda contém carne moída em vez de picada. No entanto, podes usar qualquer salsicha local desde que não seja muito herbácea.

Feijões

Os feijões que hoje em dia são utilizados quase na generalidade são os feijões enlatados que se aquecem rapidamente. Contudo, uma maneira mais adequada e mais trabalhosa seria cozer os feijões a partir do zero.

Método

Embora tradicionalmente a maioria dos ingredientes que compõem o pequeno-almoço inglês sejam fritos, também podem ser grelhados, excepto os enchidos que devem ser sempre fritos.

Ingredientes extra

De forma a tornar o prato ainda mais delicioso, os britânicos gostam de adicionar ketchup ou brown sauce com vinagre. Além disso, muitas vezes podes encontrar batatas fritas nas receitas. No entanto, elas não são um componente tradicional do prato.

Na hora de servir

Por tradição, o pequeno-almoço inglês é servido com chá, mas também pode ser servido com café ou sumo de laranja. Além disso, também podes juntar uma fatia de pão torrado com manteiga e marmelada. No entanto, para que este prato seja um sucesso, todos os componentes devem ser servidos quentes. Sendo assim, mantém as salsichas, cogumelos, bacon e tomates no forno e só os coloque no prato na hora de servir.


Receita do pequeno-almoço inglês

pequeno almoço inglês lifestyle saudavel

INGREDIENTES

PREPARAÇÃO

UMA PORÇÃO
2 salsichas de porco
1 tomate
2 colheres de manteiga
2 tiras de bacon
120g de cogumelos
220g de feijão cozido enlatado
1 ovo grande
2 fatias de pão branco ou integral
1 ramo de salsa
Sal e pimenta a gosto
  1. Antes de tudo, pré-aqueça o forno a 220°C.
  2. Enquanto isso, coloque um tacho em fogo médio e ao estar quente, doure as salsichas de todos os lados e cozinhe-as por cinco minutos. Em seguida, coloque numa assadeira e leve ao forno por 10 minutos.
  3. Logo depois, faça uma cruz com uma faca no fundo do tomate e coloque na assadeira junto com as salsichas, com a cruz para cima. Todavia, asse o tomate e as salsichas por 10 minutos, depois desligue o fogo e deixe dentro, para que permaneçam quentes.
  4. Posteriormente, na mesma frigideira em que fritou as salsichas, derreta uma colher de manteiga e frite os cogumelos e o bacon em fogo alto por sete minutos. Assim que os cogumelos estejam macios e o bacon crocante, transfira-os para o forno, para que se mantenham quentes.
  5. Em seguida, adicione o feijão a um tacho pequena e cozinhe em fogo médio (sempre a mexer).
  6. Do mesmo modo, frite o ovo com cuidado para que a gema não se quebre, toste o pão e espalhe a manteiga restante sobre a torrada.
  7. Por fim, arranje todos os ingredientes para servir – salsichas, bacon, feijão, tomate, cogumelos, ovo frito e torradas – tempere com sal e pimenta e desfrute.



Opções de acompanhamento para o pequeno-almoço inglês

Chá preto

O chá preto é uma grande e diversificada categoria e é a sua forte oxidação que o diferencia das outras variedades de chás. Sendo assim, por norma, apresenta um tom acastanhado típico e sabor e aroma mais forte que pode variar entre o doce e o salgado, incluindo nuances típicas de terra, malte e frutadas.

Este chá ousado é a combinação clássica de chá da tarde, mas geralmente combina bem com uma grande variedade de pratos ricos e salgados, sobremesas e chocolate. Ao passo que, se tornou uma escolha de eleição para acompanhar o tão tradicional pequeno-almoço inglês.

English breakfast tea

Este chá é uma das variedades de chás mais populares no Reino Unido e no mundo. Ao passo que, sendo uma mistura tipicamente feita com chá preto, o seu local de nascimento e a origem do seu nome é bastante vago e muitas vezes contestado. No entanto, independentemente da sua origem exata, este chá começou a tornar-se famoso durante o século XIV. Ao passo que, devido ao seu sabor encorpado, robusto e forte, muitas vezes costuma ser servido com leite.

Brown sauce

Este molho é um condimento tradicional e popular no Reino Unido e na Irlanda. Todavia, com um tom castanho, conforme o nome, é geralmente feito com uma combinação de ingredientes como tomate, tâmaras, maçãs, especiarias, vinagre, melaço e tamarindo (também há quem adicione passas). O molho por norma apresenta uma textura gomosa e combina com sabores picantes, avinagrados e doces. Ao passo que, costuma ser um ótimo acompanhamento para batatas fritas, sanduíches e claro, para o pequeno-almoço inglês.

Mostarda inglesa

A mostarda inglesa é uma variedade tradicional de origem inglesa. Todavia, este tipo de mostarda é caracterizado pela sua cor amarela brilhante e textura espessa. No entanto, embora seja frequentemente apreciada como um condimento de acompanhamento de pratos frios ou quentes, esta mostarda é mais comumente utilizada como tempero ou ingrediente, devido ao seu sabor forte. Ao passo que, recomenda-se usá-la com rosbife, presuntos, molhos, queijo e sanduíches para oferecer um toque extra de calor.

Os comentários estão fechados.