11/10/2021

Melhor dieta para emagrecer: vegan ou mediterrânica?

lifestyle saudavel melhor dieta para emagrecer dieta vegan dieta mediterrânica estudo perder peso saude nutriçao desporto beleza viver melhor

Toda a gente que não se sente bem com o seu peso, busca a melhor dieta para emagrecer de forma saudável e sustentável. Por isso, se estás cansada de tentar perder peso com a dieta mediterrânica, pode ser mais fácil se te tornares vegan. Eliminando todos os produtos de origem animal. 

Segundo um estudo, as pessoas que seguiram uma dieta vegan com baixo teor de gordura perderam em média 6kg em 16 semanas. Ao passo que, quando as mesmas pessoas seguiram uma dieta mediterrânica pelo mesmo período, por norma não perderam peso. 

Os resultados do estudo

Para o estudo já mencionado em cima, os pesquisadores examinaram os resultados de ambas as dietas em 62 adultos com excesso de peso, mas sem histórico de diabetes. Dessa forma, ninguém foi instruído a cortar ou contar calorias nem a mudar as suas rotinas ou regimes de medicação. 

Metade do grupo começou por seguir uma dieta vegan com baixo teor de gordura durante 16 semanas. Sendo assim, o plano alimentar era rico em vegetais, frutas, grãos inteiros e legumes (como feijão, ervilha e lentilha). Cortando todos os produtos de origem animal. A outra metade, iniciou com uma dieta mediterrânica que incluía tudo da dieta vegan, mas também permitia lacticínios, peixes e aves. Enquanto limitava gorduras saturadas e carnes vermelhas. Após o período inicial de 16 semanas todos retomaram as suas vidas normais por um mês. E de seguida, trocaram a dieta por mais 16 semanas.

Perda de peso

Como resultado, na dieta vegan, os participantes comeram cerca de 500 calorias a menos por dia do que com os seus hábitos normais. Ao passo que, quando seguiram a outra dieta, a ingestão de calorias não mudo significativamente. 

No entanto, a dieta vegan não ajudou apenas as pessoas a perder peso. Além disso, elas também perderam mais massa gorda. Um total de 3,6kg em comparação com apenas 0,2kg na dieta mediterrânica.

Saúde geral

Além dos benefícios de perda de peso, o colesterol também melhorou com a dieta vegan. Pois, os níveis diminuíram, enquanto que na outra dieta, permaneceram inalterados. No entanto, a dieta mediterrânica foi mais eficaz na redução da pressão arterial. Conseguido baixar em quase o dobro o valor da dieta vegan. Estes dois fatores de saúde desempenham um papel fundamental no risco de contrair doenças cardíacas. 

Porém, a ingestão alimentar foi avaliada apenas no início e no fim de cada semana. O que torna possível que os dados não fornecessem uma imagem precisa de como as pessoas se alimentavam. Além disso, as pessoas também tendiam a perder mais peso no início do primeiro período. Independentemente da dieta que seguiam.

Uma boa dieta mediterrânica pode ser melhor que uma dieta vegan

A maior desvantagem duma dieta vegan é que ela pode ser muito restritiva e insustentável. O que ainda se acentua mais em pessoas acostumadas a uma abordagem de carne e batatas nas refeições. 

O mais importante quando se procura a melhor dieta para emagrecer é encontrar a forma de perder peso de forma constante e saudável. E assim, evitar que os quilos regressem após algum tempo. Nesse sentido, a dieta mediterrânica vence a dieta vegan. Isto se for seguida de forma consciente, evitando carnes vermelhas e gorduras prejudiciais à saúde. 

Uma dieta mediterrânica está associada a vários benefícios de saúde

Segundo pesquisas, quando bem seguida, esta dieta pode levar a perder peso de forma sustentável. Um estudo de 2016 descobriu que as pessoas que seguiram esta dieta, pelo menos por um ano, conseguiram perder até dez quilos. Já outro estudo, mostrou que as pessoas cujos hábitos alimentares eram mais próximos da dieta mediterrânica ganharam menos peso. Além disso, o risco de obesidade e de acumular gordura em torno da barriga foi menor. 

Porém, a perda de peso é apenas uma parte da saúde geral, e esta dieta está associada a vários outros benefícios para a saúde. Como por exemplo, pode ajudar a prevenir diabetes tipo 2, doenças cardíacas e certos tipos de cancros. 

Como experimentar uma dieta vegan para emagrecer

Se pretendes perder peso duma forma rápida, uma dieta vegan pode ser a solução ideal para ti. Assim como foi demonstrado no estudo que mencionamos. No entanto, ao mudares o regime, recomendamos que inicies com uma dieta inicial intensa de três semanas. 

Porém, se isso parecer muito opressor, podes sempre empurrar a tua dieta de forma gradual. Seguindo em direção a um padrão alimentar mais baseado em vegetais. Sem desistir completamente de todos os produtos de origem animal. 

A alimentação é um processo muito pessoal e não existe uma abordagem única para todos. No entanto, sempre se pode incentivar as pessoas a desfrutar mais de alimentos vegetais para promover a saúde. Nesse sentido, a dieta mediterrânica pode ser mais acessível e ainda fornecer muitos benefícios à saúde.

Os comentários estão fechados.