07/09/2021

Quais as vantagens de comer uma maçã por dia?

lifestyle saudavel maça vantagens da maça nutriçao dieta saude beneficios saude do coraçao doenças cronicas perder peso diabetes viver melhor

Certamente, já conhece a expressão: “Uma maçã por dia mantém o médico longe”. 

Contudo, esta expressão nunca foi comprovada. Mas, de acordo com alguns estudos, o que é certo é que adicionar maçãs à nossa dieta, pode melhorar vários aspetos da nossa saúde. 

Dessa forma, vamos neste artigo examinar mais de perto o que as maçãs podem oferecer à nossa saúde geral. 

Benefícios da maçã para a saúde

Altamente nutritiva

As maçãs estão carregadas de nutrientes importantes para no bom funcionamento do nosso organismo. Todavia, estes incluem fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.  

Além disso, fornece em particular vitamina C, que atua como antioxidante. Dessa forma, ajuda a neutralizar os radicais livres e protege contra doenças. 

Ao passo que, uma maçã média fornece os seguintes nutrientes: 

*Valor Diário 

Suporta a saúde do coração

Todavia, segundo alguns estudos, comer mais maçãs pode estar associado a um menor risco de contrair doenças cardíacas. 

No entanto, um estudo descobriu que um grande consumo de frutas e vegetais de polpa branca, como as maçãs, esta relacionado com um menor risco de acidente vascular cerebral (AVC). 

A explicação pode estar no facto de as maçãs conterem flavonoides. Dessa forma, estes compostos reduzem a inflamação e protegem a saúde do coração.

Além disso, também contêm fibra solúvel. Assim, podem ajudar a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol, ambos fatores de risco para doenças cardíacas. 

Combate doenças crônicas

A maçã contem vários compostos que ajudam a prevenir o aparecimento de doenças crônicas. Todavia, estes incluem antioxidantes e flavonoides. 

Ao passo que, vários estudos comprovam, que consumir mais maçãs está associado a uma diminuição do risco de contrair doenças crônicas, como o cancro do pulmão, colorretal, estômago, cólon, boca e esôfago. 

No entanto, mais pesquisas são necessárias para avaliar os potenciais efeitos anti-cancro da maçã.

Outros benefícios da maçã

Devido à fibra que contem, a maçã promove a sensação de saciedade. Dessa forma, faz diminuir a ingestão de calorias, levando assim à perda de peso.

Todavia, estudos descobriram que o consumo de frutas pode estar associado ao aumento da densidade mineral óssea. E assim, prevenir o surgimento da osteoporose. 

Estudos sugerem que a maçã pode ajudar a reduzir o stress oxidativo, prevenir o declínio mental e retardar os sinais de envelhecimento. 

Alguns estudos mostram que consumir mais maçãs diminui o risco de asma. 

De acordo com uma grande revisão, comer uma maçã por dia diminui em 28% o risco de desenvolver diabetes tipo 2. 

Outras opções saudáveis

Ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, as maçãs são um excelente complemento à dieta. Pois, podem oferecer vários benefícios à saúde. 

No entanto, muitas outras frutas e vegetais oferecem um conjunto semelhante de nutrientes. Além disso, incorporar uma maior variedade dos mesmos na nossa rotina vai adicionar mais sabor e valor nutricional à nossa dieta. 

FRUTASVEGETAIS
BananaBrócolo
AmoraCenoura
MangaCouve-flor
PêssegoCouve
AbacaxiEspinafre
FramboesaTomate

O resultado final

Comer mais maçãs não está literalmente associado a menos visitas ao médico. Contudo, elas são ricas em nutrientes e oferecem vários benefícios para a prevenção de doenças e para a saúde a longo prazo. 

Além disso, existe uma grande variedade de frutas e vegetais que fornecem conjuntos semelhantes de nutrientes. Dessa forma, para obter melhores resultados e benefícios para a saúde, vá alternando os mesmos na sua dieta.

Os comentários estão fechados.