12/09/2022

Louça de Natal: guia para uma arrojada decoração de mesa

Louça de Natal lifestyle saudavel ceia de natal decoraçao de mesa jantar refeiçao comida de natal receitas espirito natalicio

Existem tantas coisas maravilhosas na época do Natal. Desde a árvore de Natal com belas decorações, luzes e recheada de presentes; as receitas tradicionais e deliciosas; e claro, a angelical mesa de Natal. Todavia, na hora da ceia, um dos maiores segredos para acertar, passa pela escolha da louça de Natal. Tudo se resume aos utensílios de mesa que utiliza para apoiar refeição.

Mas, como criar uma mesa de Natal intemporal? Especialmente quando estamos tão ocupados a fazer outras coisas para tornar a noite especial.

Para ajudar a retirar um pouco desse stress, reunimos um guia completo do que deve ser considerado, desde o arranjo dos talheres até aos tipos de xícaras e pratos.

Guia completo para uma mesa de Natal intemporal

Organizar a mesa

Antes de tudo, vamos começar com o plano básico que acabará por direcionar o tipo de louça de Natal necessária. Todavia, existem dois tipos de configurações de mesa para escolher: casual e formal. O ambiente casual é composto por uma taça de vinho, dois pratos e apenas alguns utensílios. Já o cenário formal é mais completo, inclui dois copos de vinho (branco e tinto), vários pratos (conforme os pratos servidos) e um maior leque de utensílios para o layout.

No entanto, independentemente do estilo que escolher, é importante observar o princípio básico de como colocar os utensílios de mesa. Algumas dicas:

O menu da ceia de Natal vai, em grande parte, definir se a organização da mesa deve ser casual ou formal. Além disso, também ditará o tamanho dos utensílios.

Escolher um tema

Em seguida, é preciso selecionar o tema. Independentemente do ambiente ser casual ou formal, é importante escolher um tema e levá-lo até ao fim. Na verdade, os detalhes realmente importam quando se trata de uma bela decoração de mesa. Geralmente, a paleta de cores é o principal. Se desejas uma mesa clássica, as paletas verde e vermelha devem conduzir a tua louça de Natal. Por outro lado, se desejas um tema mais moderno, talvez os tons terrosos sejam mais adequados.

No entanto, seja qual for o tema, a cor não apenas criará ambiente, como também apoiará toda a refeição. Muitas vezes, as texturas ajudam bastante nesse sentido. Por exemplo, uma toalha de mesa pode contrastar muito bem com o pano de linho que colocas para cobrir a salada. O Natal é diferente para cada pessoa, por isso, escolhe o tema que te oferecer mais alegria.

Decorar com biscoitos de Natal

Os biscoitos de Natal são uma tradição de longa data. Quem não gosta? Eles criam a cobertura perfeita em qualquer layout de mesa. Oferecem uma explosão de cor, um presente de Natal extra para abrir e uma verdadeira segurança para as tradições de Natal.

A melhor notícia é que existe toda uma gama de biscoitos de Natal que podes selecionar para combinar com qualquer tema ou orçamento. Além disso, com eles não precisas de muito mais para completar a decoração.

O xadrez funciona com tudo

Os padrões são ótimos para a louça de Natal. Na verdade, os talheres com xadrez fazem parte da moda atual. Utilizar o padrão xadrez com cores tradicionais em pratos, copos, tigelas e até guardanapos vai oferecer uma elegante explosão de cores de Natal. Algo que sem dúvida deves considerar.

Escolher um centro de mesa de Natal

Certifica-te que os arranjos de mesa deixam espaço para a peça central de Natal. É fundamental não errar com uma peça central floral que durará semanas após o dia de Natal (se cuidares dela o suficiente). Um arranjo floral fornece um elemento para muitos dos nossos sentidos, por isso, uma mesa de Natal nunca estará completa sem ele. Tem apenas atenção para não ocupar muito da mesa, pois é necessário existir algum espaço para a comida.

lifestyle saudavel ceia de natal decoraçao de mesa jantar refeiçao comida de natal receitas espirito natalicio

Jogar com os detalhes

Não é necessário ter muito para fazer muito. Em vez disso, somente precisas de concentrar-te em diferente formas e detalhes de louça de Natal para obteres um equilíbrio interessante. É a altura do copo de vinho, a circunferência do prato e a dobra do guardanapo que podem realmente solidificar a paisagem da mesa de Natal e transformar o normal, em extraordinário. Isso também inclui outras decorações, como velas e flores.

Comprar um conjunto completo

Se estás com pouco tempo e procuras uma maneira fácil de conquistar as pessoas no jantar de Natal, então compra conjuntos completos de louça de Natal projetados para combinar. Dessa forma, somente precisas de colocá-los na mesa. No entanto, não é inteiramente necessário que todos os utensílios de mesa sejam do mesmo conjunto. Na verdade, existe beleza em encontrar peças que não combinam e, de alguma forma, fazer tudo funcionar.

Servir as entradas com antecedência

Provavelmente haverá muita comida para servir no Natal. Todavia, uma ótima forma de encher a mesa de maneira elegante e evitar que a multidão fique com fome, é servir os aperitivos e colocá-los no centro da mesa de maneira bonita. Essas entradas fazem com que todos se antecipem ao evento principal, fornecem um aroma que aumenta o apetite e tornam a própria mesa convidativa. Não existe nada melhor que comida pronta a comer para chamar as pessoas para a mesa.

Marcar os lugares

Mesmo que sejam apenas os membros da tua família na mesa de jantar, existe algo na marcação de lugares que levam a mesa ao próximo nível e fazem os convidados sentirem-se especiais. Além disso, existem inúmeros temas criativos para o Natal. Por exemplo, podes fazer cookies com a configuração dos lugares. As opções realmente são infinitas e a melhor parte de tudo é que podes dispor os convidados à tua maneira. E assim, garantir que o ambiente e a conversa irá sempre fluir e funcionar.

Utilizar velas para conduzir o humor

Como mencionamos anteriormente, as velas podem desempenhar um papel importante na criação de clima, de forma especial, para o jantar de Natal. Desde castiçais tradicionais até pequenas velas, existem muitos estilos diferentes para incorporar no design da mesa. Na verdade, são as velas que realçam um jantar especial e elevam a atmosfera, criando um ambiente único.

Evitar louça de Natal cara

Existe uma linha ténue a ser traçada quando se trata do tipo de louça de Natal que deseja para a ceia. Todavia, tudo depende de quem estará sentado e da idade dos mesmos. Certamente não queres utilizar porcelana se tiveres um monte de crianças ao jantar. No entanto, se apenas forem adultos, podes arriscar. Independentemente disso, é importante não gastar muito dinheiro, pois existe uma hipótese de partir. Em vez disso, escolhe as opções mais duráveis, que permitem que possas reutilizar em outro evento.

Destacar os alimentos

Como mencionamos no início, o foco principal do jantar deve ser a deliciosa comida. Sendo assim, é essencial ter a certeza que a louça de Natal utilizada é compatível, o que permite acertar na apresentação da comida. Portanto, a abordagem não é única. Isso realmente depende do que desejas servir.

Os comentários estão fechados.