21/06/2022

A importância dos lanches saudáveis ao longo do dia

lifestyle saudavel lanches saudaveis vida saudavel nutriçao alimentaçao dieta viver melhor estilo de vida fonte nutricional nutrientes vitaminas perder peso desejos

Todos sabemos que a dieta e o estilo de vida são super importantes e têm uma enorme influência na nossa saúde e felicidade. No entanto, onde entram os lanches?

Pois bem, os lanches saudáveis são um ótimo complemento para qualquer estilo de vida saudável. Ao passo que, ajudam a otimizar a nutrição e proporcionam satisfação entre as refeições. Além disso, são uma parte importante para manter uma rotina saudável e para perder peso.

Deixa para trás o sentimento de culpa, não há mal nenhum em petiscar ao longo do dia, desde que escolhas os lanches certos! Continua conosco e descobre mais sobre os benefícios dos lanches saudáveis.

Lanches: prazer culpado ou fonte nutricional?

Ao longo dos anos, os lanches foram apelidados de prazer culpado, e de forma não merecida, acabaram por ficar com uma má reputação. Quando pensamos em lanche, de forma natural pensamos em algo pronto a comer, conveniente e compacto o suficiente para ser transportado. Por causa disso, muitos dos alimentos que invadem o nosso pensamento, são escolhas não saudáveis, como batatas fritas e chocolates.

Contudo, nos tempos mais recentes, o lanche acabou por se reinventar à luz da nossa maior compreensão sobre o impacto da dieta na saúde. Na última década, assistimos a uma crescente substituição de doces e guloseimas por opções de lanches saudáveis. Deixando os alimentos menos saudáveis para um deleite ocasional. Então, em resposta à pergunta inicial, o lanche tanto pode ser um prazer culpado como uma nutricional, tudo depende do lanche escolhido!

Benefícios dos lanches saudáveis

Um lanche saudável deve ser natural, com baixo teor de açúcar e livre de nocivos ocultos, como corantes e aromatizantes artificiais. Todavia, escolher um lanche saudável segue a mesma abordagem de bom senso que escolher uma refeição saudável. Ao passo que, incorporar lanches saudáveis no dia a dia oferece vários benefícios importantes. Aqui ficam alguns deles:

Mantêm o açúcar no sangue equilibrado

Manter um nível consistente de açúcar no sangue é uma parte muito importante para manter uma vida saudável. No entanto, três a cinco horas depois de comer, os níveis de açúcar começam a descer e o metabolismo a desacelerar. 

As quedas e picos constantes do açúcar no sangue aumentam as chances de desenvolver problemas de saúde graves, como a resistência à insulina, diabetes, doenças cardíacas, pressão alta e obesidade. Contudo, os lanches são uma ótima maneira de manter o nível de açúcar no sangue estável, especialmente se forem ricos em carboidratos.

São uma fonte nutricional

Os nossos corpos são máquinas inteligentes. Eles dizem-nos quando estamos com fome e com sede para que tenhamos a hidratação e nutrição que precisamos todos os dias. Mas, petiscar alimentos carregados de açúcar pode confundir o corpo, pois obtemos as calorias de que precisamos para ficarmos cheios e satisfeitos sem ingerirmos nunhumas vitaminas, minerais, proteínas ou gorduras saudáveis de que precisamos para nos mantermos saudáveis.

Sendo assim, embora não haja problema em fazer um lanche menos saudável de vez em quando, a maioria dos lanches deve consistir em alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes, grãos integrais e laticínios.

Além disso, adicionar lanches saudáveis entre as refeições aumenta os níveis essenciais de nutrientes ao longo do dia, o que otimiza o estado nutricional.

Ajudam a impulsionar o metabolismo e a perder peso

Pode parecer contra-intuitivo, mas lanchar é uma das melhores maneiras para começar a perder peso. Ou seja, passar de um horário de algumas refeições grandes para um com refeições pequenas mas mais frequentes ao longo do dia, ajuda a impulsionar o metabolismo e torna menos provável comer demais. 

O truque é manter as refeições pequenas e regulares ao longo do dia. Assim, um lanche saudável pode ajudar a manter o motor a funcionar da forma mais eficiente possível, em vez de ficar lento e inativo.

Ajudam a repor a energia

Num mundo moderno de agitação constante, quando a semana de trabalho acaba é normal que o cansaço acumulado nos deixe por terra. Pois, manter-se ocupado física e mentalmente requer uma fonte de energia. Nesse sentido, fazer lanches saudáveis entre as refeições pode ser a solução perfeita para aumentar os níveis de energia e aliviar todo o cansaço acumulado.

Ou seja, quer o cansaço venha de um dia de trabalho atarefado ou de um treino planeado, lanchar entre as refeições garante uma fonte constante de energia que pode alimentar qualquer estilo de vida.

Ajudam a melhorar o humor e o foco

Lembras-te do que dissemos nos pontos anteriores sobre as quedas de açúcar no sangue e o metabolismo lento? Todavia, depois de o corpo queimar a comida ingerida, ele reage diminuindo a velocidade, o que leva a irritabilidade, cansaço e incapacidade de concentração.

Sendo assim, fazer um lanche entre as refeições vai manter os níveis de energia altos e evitar o aparecimento de mau humor que afeta a produtividade e faz o dia parecer mais longo.

Ajudam a banir os desejos e a não comer demais

Quer estejamos de dieta ou não, todos nós temos desejos. Eles surgem quase sempre quando já não comemos a algum tempo, e portanto, o nosso modo de sobrevivência inato anseia pelos alimentos mais densos em energia (por isso que desejamos chocolate e não pepinos).

Não te sintas mal quando esses desejos surgirem, mesmo que seja pouco tempo antes da refeição. Em vez disso, pega em algo rico em carboidratos, como frutas e grãos integrais e combina-os com nozes, laticínios ou outros alimentos ricos em proteínas. Esses alimentos não só contêm nutrientes importantes, como também são os mais saciantes.

Além disso, fazer lanches entre as refeições também pode ajudar a banir os desejos antes que eles apareçam. Pois, reduzem o tempo que passamos privados de comida.

Os comentários estão fechados.