Todos nós sabemos que durante uma semana movimentada de trabalho, muitas vezes escolhemos o mais tentador na hora de almoçar (mesmo não sendo o mais saudável nem o mais económico). No entanto, mesmo que comer em cafés, restaurantes ou na cantina do trabalho pareça a melhor opção, levar uma lancheira com o almoço pode ser muito melhor de várias maneiras. Descobre todos os motivos já de seguida.
RELACIONADO: Lancheiras: guia de escolha e práticas de limpeza
Almoçar a refeição mais saudável do restaurante pode parecer a escolha certa para uma rotina saudável. No entanto, a verdade é que hoje em dia muitos produtos rotulados como “produtos saudáveis” estão carregados de ingredientes processados e químicos que aumentam a sua vida útil. Por isso, a melhor forma de sabermos realmente o que comemos é preparar as nossas próprias refeições. Assim, conseguimos saber com exatidão as calorias e os nutrientes que ingerimos. Além disso, oferece muito mais poder sobre o controle das porções.
Todos sabemos que comer fora de forma constante traz pressão para qualquer carteira, mesmo que as refeições pareçam baratas. Ao passo que, feitas as contas, com o dinheiro de uma refeição no restaurante podes muito bem preparar as tuas próprias refeições para a semana toda.
Tens dúvidas? Então aceita o desafio. Basta levares a lancheira com o almoço para o trabalho e colocares de lado todos os dias o dinheiro que gastavas a comer fora. Por fim, é só fazer as contas.
Levar a lancheira com o almoço para o trabalho, significa não ficar na fila com o resto dos colegas à espera de comprar comida. Dessa forma, vai oferecer-te mais tempo disponível para relaxar e desfrutar da refeição sem o terrível sentimento de pressa. Além disso, podes usar esse tempo para fazer algo que gostes, de forma a encarar o resto do dia de trabalho com uma motivação mais elevada.
Não é apenas a comida que comemos que traz satisfação, mas também a situação em que comemos. Como mencionamos no ponto anterior, ter mais tempo disponível significa comer de forma mais relaxada e sem pressa. Isso vai oferecer-te mais tempo para desacelerar, apreciar a comida e sentir uma maior satisfação. Além disso, para uma maior apreciação da refeição, é essencial praticar uma refeição cuidadosa, mastigar devagar e controlar a respiração.
Existe muito a dizer sobre a indústria alimentar e o impacto que ela tem no meio ambiente. Ao passo que, comprar refeições prontas ou pedir entregas de almoço pode resultar numa enorme quantidade de plástico descartável que acaba em aterros sanitários (embalagens, talheres, sacos, folhetos). Todavia, embalar o próprio almoço é uma prática muito mais sustentável para o meio ambiente, especialmente ao usar recipientes reutilizáveis.
Escolhe uma lancheira que se identifique contigo e com as tuas necessidades. Pois, é muito mais fácil preparar o almoço quando se tem a lancheira certa.
Certifica-te de ter uma bolsa térmica para manter a comida fria, especialmente se não tiveres frigorífico no trabalho. Isso vai proporcionar-te uma refeição fresca e agradável.
Abastece o frigorífico com alimentos básicos como verduras, pastas saudáveis, pão integral, frutas e vegetais. Assim, terás sempre à mão ingredientes para preparar uma refeição rápida.
Pica, lava e fatia os ingredientes naturais com antecedência e guarda-os em recipientes no frigorífico. Isso vai fazer com que ganhes tempo quando chegar a hora de preparar a lancheira.
Aumenta a vida útil da comida colocando-a no congelador. Esta é uma ótima solução para conservar carne e pão.
Usa os lembretes do telemóvel para não te esqueceres de preparar as refeições. Especialmente se for necessário descongelar algum alimento.
Dedica algum espaço do frigorífico para colocar as refeições e coloca etiquetas com os dias. Assim, na hora de preparar a lancheira tudo será mais simples.