26/07/2021

Quais as principais razões da falta de apetite matinal?

lifestyle saudavel falta de apetite matinal pequeno almoço razoes lanches noturnos mudança hormonal gravidez enjoos aansiedade depressao doença saude viver melhor

Todos nós já ouvimos dizer que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia. O que é bem verdade! Alimentar o teu corpo com nutrientes saudáveis logo pela manhã, vai dar-te a energia necessária para enfrentares o teu dia. Dessa forma, a falta de apetite é algo que tem de ser ultrapassado.

Mas embora este ditado seja popular, não significa que toda a gente tenha apetite pela manhã. Se não tiveres isso como rotina, certamente até te pode parecer um grande desafio. 

Contudo, a falta de apetite matinal, embora possa ser sinal de um problema sério, é perfeitamente normal e geralmente não há motivo para preocupação.

As 5 possíveis razões para a falta de apetite matinal 

1. Grande jantar ou lanches noturnos

Esta pode ser uma das principais razões pela falta de apetite pela manhã. Especialmente se comeste uma refeição rica em gordura ou proteína. Pois esses macronutrientes podem retardar o esvaziamento do estômago, o que o faz sentir saciado por mais tempo. 

A proteína, em particular, também pode alterar bastante os níveis dos hormônios que regulam a fome e o apetite. Da mesma forma, as refeições com alto teor de gordura, estão associadas à sensação de satisfação e saciedade. 

Contudo, se preferes desfrutar de um grande jantar e saltar o pequeno almoço no dia seguinte, não há problema nenhum. Desde que tenhas os nutrientes e hidratação necessários para o teu corpo aguentar ao longo do dia. 

2. Mudança hormonal durante a noite

Durante a noite e o sono, os níveis hormonais do nosso corpo flutuam, o que pode originar a falta de apetite matinal. Nesse sentido, pesquisas mostram que os níveis de epinefrina tendem a ser mais elevados pela manhã. 

Além disso, acredita-se que essa hormona reduz o apetite, diminuindo a taxa de esvaziamento do estômago e aumentando a degradação dos carboidratos armazenados no fígado e nos músculos para alimentar o corpo. 

Todavia, alguns estudos observaram também que os níveis de grelina, a hormona da fome, são mais baixos de manhã que na noite anterior. O que também pode justificar a falta de apetite pela manhã. 

Estas flutuações hormonais diárias são perfeitamente naturais e normais, e geralmente não são motivo de preocupação. Contudo, se sentires mudanças repentinas ou extremas no apetite, o melhor é consultar um profissional de saúde. 

3. Gravidez

O enjoo matinal, caracterizado por vômitos e náuseas, é um problema comum. Dessa forma, afeta 80% das mulheres durante a gravidez. No entanto, embora possa surgir a qualquer altura do dia, tem tendência a ocorrer pela manhã, daí o seu nome. Todavia na maioria dos casos, melhora ou desaparece após as 14 semanas. 

Segundo um estudo realizado com mulheres grávidas, 35% relataram comer menos durante a gravidez. Pois, além do enjoo matinal, também pode provocar sintomas como indigestão, inchaço e esvaziamento estomacal retardado, o que origina a perda de apetite. 

Para combater isso durante a gravidez é fundamental manter a hidratação, fazer pequenas refeições, dormir bastante e manter a casa ventilada. Contudo, caso sintas enjoos matinais persistentes ou outros sintomas de gravidez precoce, o melhor é fazeres o teste de gravidez ou consultar um profissional de saúde. 

4. Ansiedade ou depressão

A ansiedade e a depressão, além de originarem sintomas como distúrbios de sono, fadiga e perda de interesse, também podem causar alterações no apetite. Isto devido ao aumento que provocam de certas hormonas de stress. 

No entanto, a ansiedade e a depressão afetam as pessoas de diferentes maneiras. Alguns estudos descobriram que em algumas pessoas, provocam o inverso. Ou seja, em vez de uma perda de apetite, provocam um aumento. O que leva as pessoas a comerem mais e mais. 

Se estás a passar por problemas de ansiedade ou depressão e suspeitas que isso está a afetar o teu apetite ou outros aspetos da saúde, o melhor é consultares um médico para determinar o melhor tratamento para ti. 

5. Doença

A sensação frequente de indisposição provoca uma diminuição dos níveis de apetite. Principalmente, infeções respiratórias como constipação, gripe e pneumonia são conhecidas por diminuir a fome.  

Além disso, estas doenças também limitam o paladar e o olfato, e em alguns casos, causam náuseas e vômitos. O que dessa forma origina a falta de apetite. 

Lembra-te que é especialmente importante manter o corpo hidratado e nutrido quando estás doente, mesmo que não tenhas fome. Sempre que não te sintas bem, experimenta comer sopa, bananas, biscoitos, puré de maçã e beber chá quente. Estes são alguns exemplos de alimentos fáceis para o estômago. 

Outras possíveis causas da falta de apetite

Muitos tipos de medicamentos, como diuréticos e antibióticos, podem reduzir a fome e o apetite. 

A diminuição do apetite é comum entre adultos mais velhos e pode ser causada pela mudança nas necessidades de energia, hormonas ou paladar. 

A diminuição da função tireoidiana pode ser um fator de perda de apetite. 

A hormona feminina estrogênio, que aumenta durante a ovulação, pode provocar a perda de apetite. 

Certas condições como doença hepática, insuficiência cardíaca, doença renal, HIV e cancro podem causar perda de apetite. 

O que fazer na falta de apetite?

Se estiveres com falta de apetite pela manhã, não te preocupes demasiado, é perfeitamente normal. Espera mais um bocado, prepara o início do teu dia e logo a vontade de comer aparecerá. 

Se se mantiver, experimenta comer algo pequeno e rico em nutrientes para estimular o apetite. Aqui estão alguma ideias saudáveis e deliciosas para o teu pequeno almoço: 

Conclusão

Já se sabe que um pequeno almoço saudável e rico em nutrientes é fundamental para o nosso corpo. Contudo, não é expressamente obrigatório! O importante é que o teu corpo esteja sempre com a nutrição e hidratação certa, de forma a manter-se saudável ao longo do dia. 

Se te sentes ansioso ou deprimido, uma rotina matinal completa, com um rico pequeno almoço, pode ser bastante benéfico. Dando-te a energia que precisas para despertar e levar a cabo as tuas tarefas diárias. 

Contudo, é importante não ignorar os efeitos negativos de não comer pela manhã, como dores de cabeça, fadiga ou irritabilidade. Se suspeitares que uma condição de saúde subjacente pode estar a provocar a tua perda de apetite, não exites em consultar um profissional de saúde. 

A tua saúde é o mais importante!

Os comentários estão fechados.