06/07/2021

16 Dicas de dieta para perder peso e melhorar a saúde

lifestyle saudavel dieta dicas perder peso saude hidrataçao fibra proteinas exercicio dietas da moda apoio viver feliz

Informação sobre como perder peso de forma rápida é algo de que a internet está cheia. Por isso, se estás à procura das melhores dicas sobre este assunto, o mais provável é que te confundas com tudo o que vais ver. A verdade é que parece surgir todos os dias uma nova moda de dieta. 

O problema é que, com planos de refeição de eliminação e com dietas muito restritivas, só resulta em perda de peso a curto prazo. Dessa forma, a maioria das pessoas não consegue manter peso, e acabam por desistir. Embora perder 4 ou 5 quilos numa semana pareça tentador, a realidade é que esse tipo de perda de peso costuma ser prejudicial para a saúde. 

A verdadeira chave para perder peso de forma segura e bem-sucedida é adotar um estilo de vida saudável. E assim, adaptar o plano às necessidades individuais, para que se possa manter para toda a vida. As dicas que te vamos mostrar a seguir são formas saudáveis e realistas de atingires o teu objetivo.

Dicas para uma dieta saudável e realista

Manter a hidratação 

Beber muita água ao longo do dia é benéfico para a saúde e pode a ajudar a manter um peso saudável. Além disso, as pessoas que bebem água antes das refeições demonstram comer menos calorias. 

Segundo estudos realizados, as pessoas com uma hidratação inadequada têm índices de massa corporal (IMC) mais altos e estão mais propensos à obesidade. 

Muita fibra 

Podes encontrar fibra em alimentos saudáveis como vegetais, frutas, feijões e grãos. Segundo alguns estudos, simplesmente comer alimentos ricos em fibras, pode ajudar a perder peso e a mantê-lo. 

Para te alimentares com mais fibra, basta acrescentares feijão à salada, comer aveia ao pequeno almoço ou petiscar nozes e sementes. 

Reduzir nos carboidratos refinados 

Os carboidratos refinados são alimentos muito pobres em fibra. Dessa forma, são digeridos rapidamente e apenas te vão manter saciado por um curto período de tempo. 

Escolhe fontes de carboidratos complexos como aveia e quinoa ou vegetais como cenoura e batata. Estes vão manter-te saciado duram muito mais tempo, e além disso, contêm muitos mais nutrientes. 

Cortar nos produtos com adição de açúcar

Este tipo de produtos, como por exemplo os refrigerantes, são uma das principais razões para o ganho de peso. E além disso, podem provocar sérios problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas. 

São alimentos que tendem a ter muito poucos nutrientes de que o corpo precisa para se manter saudável. Por isso não vale a pena consumi-los. Pelo contrário, não os consumir é uma ótima forma de perder peso. 

Contudo, é muito importante ter atenção a todos os rótulos. Pois, mesmo alimentos promovidos como “saudáveis” ou “orgânicos” podem conter muito açúcar. 

Optar por gordura saudável na dieta

É óbvio que quando se está a tentar emagrecer, as gorduras sejam as primeiras coisas a serem cortadas. Contudo, existem gorduras saudáveis que te podem ajudar a atingir o objetivo de perder peso. 

Segundo vários estudos, seguir uma dieta rica em alimentos com gordura, demonstrou maximizar a perda de peso. Esses alimentos podem ser azeite, abacate, nozes, etc. 

Além disso, estas gorduras vão ajudar a diminuir os desejos, o que te vai ajudar a seguir o caminho certo. 

Revele-se na cozinha 

Esta comprovado que preparar mais refeições em casa promove a perda de peso e uma alimentação saudável. Embora existam planos de dieta saudável que se podem encaixar em restaurantes, comer em casa é a melhor maneira de manter o peso sob controle. 

Além do mais, preparar as tuas próprias refeições permite-te descobrir ingredientes novos e saudáveis, ao mesmo tempo que poupas dinheiro. 

Pequeno almoço rico em proteínas 

A melhor forma de começar bem o dia quando se quer perder peso é tomar um pequeno almoço rico em proteínas. Isso vai fazer com que o teu corpo fique saciado, e assim evitar que penses em alimentos não saudáveis ao longo da manhã. 

Esta comprovado que este tipo de alimentos logo pela manhã beneficiam a perda de peso. Troca a tua tigela diária de cereais por uma mistura cheia de proteínas, como por exemplo, ovos e vegetais refogados. Vais ver que te vai ajudar a atingir o objetivo. 

Preencher o vazio na dieta 

Combater o tédio é essencial, pois pode levar-te a comer alimentos não saudáveis.  

Segundo alguns estudos realizados, o tédio influencia as pessoas a consumir mais alimentos calóricos. Por isso, encontrar novas atividades que gostes e pelas quais te interesses vai fazer diminuir o tédio. 

Às vezes, um simples passeio pela natureza pode ajudar-te a manter a motivação e o foco. E assim levar-te a cumprir todos os objetivos. 

Comprar de forma inteligente 

No geral, toda a gente ao fazer compras tem desejos de comprar gulosices e alimentos não saudáveis que não ajudam em nada a perda de peso. Por isso, a melhor coisa a fazer é criar uma lista de compras e seguir à risca. Assim, vais evitar ter o impulso para comprares o que não precisas. 

Outra forma de limitar as compras não saudáveis no supermercado é comer sempre algo antes. Pois, esta comprovado que com a fome as pessoas tendem a procurar alimentos com alto teor calórico. 

Dieta a caminhar

A maior parte das pessoas acredita que se deve adotar uma rotina rigorosa de exercícios para iniciar a perda de peso.  

Embora diferentes tipos de atividades sejam importantes quando se quer ficar em forma, caminhar é uma ótima forma e fácil de queimar calorias. Apenas meia hora de caminhada pode trazer excelentes resultados. 

Além disso, é uma atividade divertida que se pode fazer a qualquer hora do dia. 

Levantar pesos 

Exercícios aeróbicos como caminhar rápido, correr, bicicleta são ótimos para ajudar a perder peso. Contudo, a maior parte das pessoas tendem a concentrar-se apenas no cárdio, deixando a força de parte. 

O levantamento de pesos vai ajudar-te a fortalecer os músculos e a tonificar o corpo. Além disso, está comprovado que impulsiona o metabolismo, ajudando a queimar mais calorias ao longo do dia, mesmo em repouso. 

Fazer os exercícios preferidos

Existe uma imensa variedade de exercícios que te podem ajudar a perder peso. Todavia, é importante que não escolhas o teu treino pelos resultados que achas que vais ter.  

A melhor forma é encontrar atividades que desejas fazer, e que te fazem feliz. Pois assim, é mais provável que continues a praticá-las. 

Por exemplo, se não gostas de correr, dedica-te à bicicleta. Pode ser mais agradável para ti. 

Evitar a dieta da moda 

Este tipo de dietas promovem a perda rápida de peso. No entanto, tendem a ser muito restritivas e difíceis de manter. Embora esta dietas sejam comuns quando se quer ficar em forma rapidamente, ao longo do tempo, levam a um maior aumento do peso corporal. 

Além disso, estudos mostram que este tipo de dietas pode aumentar o risco de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e síndrome metabólica. Dessa forma, não te deixes levar por estas dietas tentadoras, encontra um plano alimentar sustentável e saudável de forma a nutrires o teu corpo em vez de o privares. 

Não se privar 

Ter um plano de alimentação sustentável e saudável, não significa ter de deixar de comer o que mais se gosta. Dessa forma, estará dado o primeiro passo para o fracasso. Quanto mais te privares da tua comida preferida mais vontade vais ter de a comer.  

“O fruto proibido é o mais apetecido” 

É sempre necessário ter autocontrole e evitar certos alimentos. Contudo, é absolutamente normal que comas uma pequena porção de sobremesa ou um prato que gostes muito numa festa por exemplo. O importante é ter uma relação saudável com a comida. 

Arranjar tempo para si mesmo 

Para um estilo de vida saudável, é necessário que arranjes tempo para te colocares em primeiro lugar, mesmo que aches que não consegues. Todavia, as rotinas da vida muitas vezes atrapalham as metas e objetivos que se quer atingir. 

Tudo na vida é importante, mas a tua saúde deve ser uma prioridade. Por isso, tira um tempinho para fazer sempre algo que gostas e mantém a mente relaxada. Isso vai ajudar-te a cumprir o teu plano sustentável e saudável. 

Ter apoio na dieta

Ter pessoas que apoiem os teus objetivos é fundamental para os que os consigas atingir. Dessa forma, cerca-te de pessoas positivas e que te motivem no teu estilo de vida saudável. Isso vai ajudar a que te mantenhas no caminho certo. 

Alguns estudos têm mostrado que participar em grupos de apoio ajudam as pessoas a perder peso e a mantê-lo. Por isso, partilha os teus objetivos com alguém de confiança e vais ver que pode ser bastante encorajador. 

Caso não tenhas ninguém com quem possas falar da tua vida saudável, procura na internet, existem muitos grupos de apoio para esse tema. 

Conclusão 

Existem bastantes formas de perder peso. Contudo, encontrar uma alimentação saudável e um plano de treino que se pode seguir toda a vida é sem dúvida a melhor solução. Embora as dietas da moda possam ser uma tentação, por oferecerem uma “solução rápida”. Privar o teu corpo de nutrientes e calorias que ele precisa não é saudável e pode trazer múltiplos problemas. 

Perder peso não é algo que serve a toda a gente da mesma forma. Ou seja, para se ter sucesso é preciso olhares para ti, e encontrares o plano que melhor se adapta a ti. Só assim conseguirás ser saudável e ao mesmo tempo feliz. 

Também não é um processo “tudo ou nada”. Se não podes por em prática todas estas dicas, começa somente por algumas, as que achares que se enquadram mais contigo. No final, vais ver que atinges os teus objetivos de saúde e bem-estar de forma segura e sustentável.

Os comentários estão fechados.