27/02/2023

Dieta flexível: tudo o que precisas de saber (+ dicas)

Hoje em dia, as redes sociais estão saturadas com todos os tipos de planos de dieta: alimentação limpa, baixo teor de carboidratos, sem açúcar, cetogênica, paleo, entre outros. No entanto, embora cada plano tenha o seu próprio lugar, todos têm algo em comum. Todos envolvem um certo nível de restrição, seja cortando grupos inteiros de alimentos ou limitando alimentos específicos. Porém, se pretendes seguir uma dieta, mas não consegues cortar os alimentos que a maioria das pessoas chama “alimentos maus” ou “lixo”, talvez devas considerar um plano de dieta flexível.

O que é a dieta flexível?

A dieta flexível é um conceito nutricional diferente que qualquer dieta restritiva. Todavia, envolve o monitoramento da ingestão de macronutrientes (proteína, carboidratos e gordura) para atingir uma meta de composição corporal.

No entanto, claro que não é tão preto no branco. Ou seja, não basta preencher os macronutrientes com chocolate, gelado e batidos de proteína para perder peso ou construir músculos. Para que funcione, é fundamental obter o básico de excedente calórico para ganhar massa muscular ou um déficit calórico para perder gordura corporal.

Além disso, da perspectiva de saúde e longevidade, também deve ser considerado curar-se de dentro para fora, garantindo micronutrientes essenciais, como a ingestão adequada de fibras para a saúde intestinal e vitaminas para a função imunológica correta, de forma que o corpo funcione na perfeição.

Benefícios da dieta flexível

É fácil de seguir

O processo de calcular as necessidades de calorias e macronutrientes pode ser intimidante para algumas pessoas. Este pode ser a parte mais difícil. No entanto, a dieta em si é bastante fácil de seguir. Não existem receitas complicadas, planos alimentares ou listas intermináveis de itens fora dos limites.

Quem adota a dieta flexível, simplesmente escolhe os alimentos que gosta de comer, mantendo-se dentro da sua faixa de macronutrientes e necessidades calóricas.

Ajuda a manter o peso a longo prazo

Vários estudos mostraram que as pessoas que seguem programas que permitem uma maior flexibilidade nas escolhas alimentares são mais bem-sucedidas em manter o peso ao longo do tempo, em comparação com aquelas que seguem dietas mais restritivas.

Além disso, as dietas mais rígidas tendem a impactar de forma negativa o bem-estar psicológico de quem as segue.

Nenhum alimento está “fora dos limites”

Existe um número interminável de dietas que restringem vários alimentos. Isso pode deixar os dieters ressentidos, por não poderem entregar-se ocasionalmente, e sentimentos de privação podem levar a desejos ou compulsões frequentes.

A dieta flexível elimina a mentalidade de “comida boa VS comida má” que muitos planos alimentares defendem e pode ajudar quem faz dieta a desenvolver um relacionamento saudável com todos os alimentos.

Oferece liberdade alimentar

Adotar uma dieta super restritiva pode ser difícil, especialmente quando vives em movimentos ou sais com os amigos.

No entanto, a dieta flexível permite uma maior liberdade com as escolhas alimentares, o que facilita a permanência com caminho certo, mesmo em festas, restaurantes ou quando as opções de comida são limitadas.

Embora muitas dietas sejam difíceis de seguir, a natureza adaptável da dieta flexível pode tornar mais fácil para as pessoas seguirem a longo prazo.

Beneficia quem tem necessidades nutritivas específicas

Para pessoas que seguem dietas com necessidades específicas de macronutrientes, a dieta flexível pode ser uma maneira conveniente para atingir os seus objetivos.

Por exemplo, aqueles que seguem dietas com baixo teor de carboidratos ou alto teor de gordura, podem rastrear as suas necessidades de macronutrientes utilizando uma dieta flexível.

Além disso, quem tem objetivos específicos de condicionamento físico, como atletas, também pode beneficiar com uma dieta flexível. Pois, permite calcular os objetivos de macronutrientes com base nos seus programas de treino.

Comer depois do treino

Possíveis desvantagens de um plano alimentar flexível

Estrutura demasiado permissível

Embora a liberdade da dieta flexível possa funcionar para aqueles com maior autocontrole, algumas pessoas podem ter dificuldade em responsabilizar-se pelas suas escolhas alimentares.

Contanto que os dieters permanecem dentro da sua faixa de macronutrientes e calorias, teoricamente, eles podem escolher quantos alimentos não saudáveis querem no plano alimentar flexível. Contudo, embora possam perder peso com alimentos pouco saudáveis e pobres em nutrientes, desde que seja alcançado um déficit calórico, a sua saúde e bem-estar serão prejudicados.

Para uma vida saudável, as pessoas que fazem dieta devem reduzir ao mínimo as guloseimas processadas, concentrando-se em alimentos ricos em nutrientes, como vegetais, frutas, proteínas magras, gorduras saudáveis e carboidratos complexos.

Não destaca os micronutrientes

Embora o foco deste plano seja os macronutrientes, os micronutrientes são igualmente importantes para o funcionamento ideal do corpo.

Os micronutrientes são vitaminas e minerais que o corpo necessita em quantidades menores que os macros. No entanto, são essenciais para muitos processos do organismo, incluindo metabolismo e prevenção de doenças.

Alimentos ricos em micronutrientes e antioxidantes devem ser incorporados em qualquer plano de dieta saudável.

Necessidade de compreensão sobre nutrição e perda de peso

A dieta flexível deixa as pessoas com a responsabilidade de calcular as necessidades de macronutrientes e calorias, bem como metas e refeições para perda de peso.

No entanto, embora existam livros e sites dedicados a educar as pessoas sobre a perda de peso segura com a dieta flexível, as etapas envolvidas podem ser esmagadoras para algumas pessoas.

Para escolher faixas ideais de macronutrientes, metas realistas de perda de peso e refeições nutritivas, os dieters devem fazer uma pesquisa minuciosa.

Necessidade de acompanhar toda a ingestão alimentar

Embora a dieta exija esforço, ter que rastrear cada pedaço de comida ingerida pode ser um grande problema. Além disso, mesmo que o rastreamento de alimentos crie uma consciência alimentar, em algumas pessoas, isso pode levar a hábitos pouco saudáveis.

A utilização de aplicações para rastrear calorias e macros pode ajudar a seguir o caminho certo, mas também pode facilmente levar a comportamentos obsessivos e criar um relacionamento doentio com a comida.

Rastrear macronutrientes

Dicas para uma dieta flexível de sucesso

1. Começa de forma simples. Cria bons hábitos, como ler os ingredientes e a repartição nutricional, beber dois litros de água por dia ou ingerir pelo menos três porções de vegetais. Pois, mergulhar diretamente na contagem de macros pode ser bastante complicado para um novato.

2. Procura obter 80-90% da tua ingestão de alimentos integrais para manter um bom nível de saúde.

3. Aprende a ser inteligente com o tamanho das porções. Ou seja, se já sabes que vais fazer uma grande refeição à noite, come refeições mais leves ao longo do dia e economiza as calorias para que possas deliciar-te sem arrependimentos.

4. Faz o download de uma aplicação onde possas monitorar os macronutrientes que consomes ao longo do dia. Todavia, isto é um salva-vidas quando estás fora de casa sem refeições preparadas e não queres prejudicar os teus objetivos com uma dieta pobre.

5. Quando souberes que vais jantar fora, consulta o cardápio com antecedência e coloca o que vais comer no teu diário alimentar. Em seguida, estrutura o restante da dieta diária em volta disso.

A dieta flexível é um ótimo plano para perder peso

A dieta flexível é um plano popular e simples para perder peso que permite alimentos que se encaixem com as metas diárias de macronutrientes. Ao passo que, este método de alimentação, pode oferecer uma grande liberdade de escolha alimentar, o que beneficia a perda de tempo ao longo do tempo e cria um relacionamento positivo e saudável com a comida.

Além disso, é super fácil de seguir, quer as refeições sejam feitas em casa, fora de casa ou em movimento. No entanto, para manter uma vida saudável enquanto se adota um plano de dieta flexível, é essencial manter a autodisciplina para fazer escolhas saudáveis e reduzir ao mínimo a “junk food”.

Se tens uma boa compreensão sobre as tuas necessidades nutricionais e um forte autocontrole, a dieta flexível pode ser o plano perfeito para ajudar-te a atingir as tuas metas de perda de peso.

Os comentários estão fechados.