Todos nós temos que admitir que aqueles que seguem uma dieta à base de comida vegan, tendem a ter uma abordagem inteligente no que toca aos alimentos. Sendo assim, todos eles enchem os seus carrinhos de compras com produtos frescos e possuem uma forte consciência do que colocam nos seus pratos.
Embora a dieta vegan possa ser muito extrema, existem muitos hábitos sensatos e saudáveis que todos nós deveríamos adotar (incluindo carnívoros). Deixa a carne no prato, mas leva a sério estas seis dicas que te vamos mostrar.
Uma vez que os vegans evitam carne e queijo, eles contam com os melhores vegetais frescos e saborosos para melhorarem as suas refeições, sanduíches e saladas.
Nutricionistas recomendam que se empilhem verduras e outros vegetais sem amido. Pois, eles fornecem ao nosso corpo proteínas, vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras que não se consegue obter de produtos de origem animal.
Portanto, adicione pelo menos dois vegetais a cada prato. Como por exemplo, tomate e alface à sanduíche ou cenoura e espargos aos pratos de arroz e massa.
Claro que quando pensamos numa boa sanduíche, sabemos que para ser perfeita temos quem adicionar algum molho para aumentar o seu sabor. Pois bem, existem ótimas opções, desde alguns do supermercado até a receitas caseiras.
A maionese está fora de questão, pois além de ser extremamente calórica, é feita de gemas de ovo. Mas, experimenta por exemplo amassar um abacate maduro, ou utiliza pesto fresco, mostarda e vinagre balsâmico. Estas são opções cheias de sabor que vão adicionar um pouco de energia à tua sanduíche sem sobrecarregar as calorias.
Os alimentos fermentados cada vez se estão a tornar mais populares. Contudo, os vegans têm desfrutado do seu sabor e benefícios para a saúde há anos.
Começou como uma forma de preservar os alimentos, antes de termos acesso à refrigeração que existe atualmente. Todavia, este tipo de comida vegan pode ser facilmente incorporada na dieta de qualquer pessoa. Além disso, estão carregados de nutrientes, probióticos e sabor.
Quando não se pode contar com manteiga e queijo para dar sabor aos pratos, a prateleira de temperos torna-se essencial. Vegan ou não, ervas e especiarias são a forma ideal de adicionar sabor aos pratos, sem gorduras nem calorias adicionais.
Sendo assim, opta por ter sempre na tua cozinha um bom stock de condimentos. Como por exemplo sementes de ervas doces, pimenta caiena, coentros, gengibre fresco, entre outros. Além do sabor extra que vão adicionar, também vão melhorar a tua nutrição.
Em geral, os vegans estão sempre muito atentos ao que comem, quer seja para evitar os produtos de origem animal ou para garantir a salubridade da sua alimentação. Dessa forma, eles preferem passar mais tempo na cozinha a preparar as suas refeições caseiras com ingredientes em que podem confiar.
Independentemente do teu prato ser feito de frango ou tofu, optar por fazer a própria comida do zero é um hábito inteligente. Além disso, ajuda a reduzir a gordura e calorias desnecessárias que se encontram nas refeições dos restaurantes.
Não precisas de abrir mão da carne para adicionares proteínas de origem vegetal à tua dieta. Ao passo que, a proteína vegetal é tão satisfatória como a animal. E além disso, são alimentos que estão associados a múltiplos benefícios para a saúde.
Opta por evitar a carne em algumas refeições durante a semana, e experimenta por exemplo construir um prato em torno de feijões ou lentilhas. Os feijões contêm muita fibra e proteína, mas além disso, são uma ótima fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes.