03/10/2022

Comida saudável para emagrecer: 14 alimentos de dieta

Comida saudavel para emagrecer lifestyle saudavel queimar gordura dieta alimentaçao nutriçao perder peso alimentos saudaveis viver melhor

A maioria de nós, procura constantemente métodos para queimar gordura. Na maior parte das vezes, este é o primeiro objetivo que colocamos na nossa dieta. No entanto, enquanto todos podemos fazer um esforço para ingerir comida saudável para emagrecer, também é importante conhecer quais os alimentos que queimam, de forma ativa, mais gorduras e calorias.

Se o teu objetivo é perder peso, é essencial que conheças certos alimentos que podem ajudar-te a alcançar a meta mais rapidamente. Estes alimentos, de acordo com a ciência, quando consumidos como parte de um plano alimentar controlado, ajudam o corpo a queimar gordura.

Além de deliciosos, a ciência comprova que podem ser uma tremenda ajuda na perda de peso.

Melhores alimentos para queimar gordura

1. Salmão

Salmão

Este delicioso peixe magro repleto de proteínas e ômega-3 pode ajudar na perda de peso a partir da primeira refeição. 

O salmão é uma fantástica fonte de proteína de alta qualidade, benéfica para a perda de peso, pois o corpo necessita de trabalhar mais para digeri-lo. Além disso, também é uma ótima fonte de ácidos graxos ômega-3 que reduzem a inflamação e promovem a queima de gordura. Segundo estudos, a suplementação de óleo de peixe pode ajudar a reduzir o peso e o hormônio do stress (cortisol), que também está ligado ao armazenamento de gordura.

No entanto, ainda existem mais boas notícias em relação ao salmão. Uma porção de salmão contém cerca de dois terços de selênio (nutriente importante para uma tiroide saudável). Isso é especialmente importante por a tiroide ser a chave para um metabolismo eficiente. Todos estes factos comprovam que o salmão é uma ótima comida saudável para emagrecer.

2. Iogurte grego

Iogurte grego

Além de ser tremendamente delicioso, o iogurte grego também está cientificamente comprovado que ajuda a queimar gordura corporal.

Segundo nutricionistas, o iogurte grego precisa de ser completo em gordura para realmente ajudar na perda de peso. Em primeiro lugar, contém ácido linoleico (CLA) que promove a queima de gordura. Em segundo lugar, os probióticos encontrados nele apoiam as boas bactérias intestinais, que são a chave para perder peso. Isso é importante porque quanto mais acima do peso se está, mais desequilibradas as bactérias intestinais ficam.

Alguns estudos relatam que os aminoácidos, vitamina D e cálcio que o iogurte grego contém, aceleram a queima de gordura. Por isso, nada melhor que adicionar este delicioso suplemento à granola e smoothies matinais para colher estas ótimas recompensas.

3. Chocolate negro

Chocolate negro comida saudável para emagrecer

O chocolate negro contém ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a aumentar o metabolismo. O que resulta numa mais rápida queima de gordura. No entanto, quando escolheres o chocolate negro, verifica sempre os ingredientes, pois muitos deles ainda estão carregados de açúcar.

Além disso, a ciência comprovou que o chocolate negro à noite pode funcionar ainda melhor. Um estudo de 2021, com mulheres, comprovou que comer chocolate negro à noite melhorar o metabolismo e levar ao dobro da perda de peso.

No entanto, é preciso ter atenção que embora esteja comprovado que ajuda a perder peso, o consumo em excesso é desaconselhado. Isto devido ao elevado teor calórico que o chocolate negro apresenta.

4. Brócolos

Brócolos

Este legume faz parte da comida saudável para emagrecer mais eficaz na queima de gordura. Isto devido à quantidade de fibras e nutrientes que contém.

Segundo nutricionistas, os brócolos contêm cálcio, que é bom para articulações saudáveis e perda de peso. Um estudo de uma universidade americana descobriu que o cálcio de facto controla como a gordura que é processada e armazenada no corpo. Ao passo que, quanto mais cálcio existir numa célula adiposa, mas gordura ela queimará.

Enquanto isso, cientistas japoneses aprofundaram mais a ciência dos brócolos. Descobrindo que o químico sulforafano encontrado neste vegetal é uma das chaves para combater a flacidez. Ou seja, não apenas acelera o metabolismo, como também ajuda a combater o inchaço após uma refeição particularmente salgada.

Dica: cozinhar este alimento é a melhor forma de colher os efeitos completos. Isso porque os brócolos no vapor oferecem uma melhor absorção dos nutrientes.

5. Frutos secos

Frutos secos

Comer frutos secos regularmente oferece vários benefícios nutricionais aos nossos corpos. Segundo nutricionistas, os frutos secos, especialmente as amêndoas, são uma ótima fonte de magnésio e gorduras saudáveis. Ao passo que, essas gorduras fornecem antioxidantes que combatem e reparam os danos causados pela inflamação.

Além disso, os frutos secos também são uma boa fonte de proteína e, como tal, exigem que o corpo utilize mais energia durante o processo digestivo, o que pode aumentar o metabolismo e ajudar a queimar mais calorias.

No entanto, embora os frutos secos sejam realmente saudáveis, eles são ricos em gorduras (principalmente saudáveis). Para que os benefícios sejam notados, é importante que o consumo seja moderado.

6. Chá verde

Chá verde comida saudável para emagrecer

Beber uma caneca de chá verde pode fazer maravilhas por qualquer cintura. Ao passo que, este chá de ervas é saudado como um dos melhores alimentos para queimar gordura.

O chá verde é carregado de antioxidantes que ajudam a acelerar o metabolismo. Além disso, também contém uma pequena quantidade de cafeína, que segundo pesquisas, acelera a taxa metabólica e aumenta a queima de gordura quando bebida entes do exercício.

Todavia, não é estritamente necessário beber chá verde para obter os seus benefícios. Ele também está disponível no formato de suplemento.

7. Ovos

Ovos

Começar o dia com ovos saudáveis – como parte de um pequeno-almoço rico em proteínas – é excelente para a perda de peso.

Um estudo de 2010 ofereceu a um grupo masculino um pequeno-almoço com ovos e a outro um pequeno-almoço com bagel, ambos com as mesmas calorias. Descobriu-se que aqueles que gostavam de ovos pela manhã comiam menos durante o resto do dia. O que é uma ótima notícia quando se pretende reduzir a ingestão de calorias.

Tudo se resume à proteína. Os ovos são um alimento rico em proteína de alta qualidade que pode aumentar a taxa metabólica em até 30%. Além disso, a proteína é essencial para construir e manter a massa muscular.

8. Frango

Frango

Quer seja peito, asa ou coxa, o frango ganhou um lugar na nossa lista de comida saudável para emagrecer.

Segundo um estudo, foi comprovado que quem come frango como parte de uma dieta equilibrada, consegue uma redução significativa do peso, principalmente devido à perda de massa gorda. Pois, as fontes de proteína magra, na verdade, consomem mais energia (calorias) para digerir do que carboidratos simples. Além disso, a proteína magra também protege a massa muscular.

Outros estudos descobriram que o frango também é eficaz a deixar-nos satisfeitos após as refeições. Os seus aminoácidos fazem com que os nossos cérebros reconheçam que estamos saciados.

9. Malaguetas

Malaguetas comida saudável para emagrecer

Sabias que os alimentos picantes podem ajudar na perda peso?

Segundo nutricionistas, as malaguetas podem ajudar a estimular o metabolismo, tendo um efeito termogênico que aumenta a velocidade com que o corpo consome energia. Este efeito funciona aumentando a temperatura corporal, mas não é apenas isso que resulta na perda de peso.

Um estudo de 2019 descobriu que a substância ativa capsaicina, que a malagueta contém, ajuda a termogénese e melhora os níveis de insulina no corpo. Além disso, outro estudo relata que os homens que comem aperitivos picantes, consomem menos calorias do que aqueles que escolhem opções não picantes.

No entanto, isto não se baseia apenas na ingestão de malagueta. Podes utilizá-la diretamente na pele na forma de óleo. Isso vai permitir aumentar a circulação, reduzir a celulite e aumentar a queima de gordura.

Atenção: evita pele rachada, feridas e olhos.

10. Canela

Canela

Deves estar com curiosidade pelo facto de incluirmos a canela na nossa lista de comida saudável para emagrecer. No entanto, este condimento tem um papel especial na prevenção do aumento do peso.

Cientistas descobriram que o óleo essencial presente na canela (cinamaldeído) pode ajudar a queimar gordura. Muito parecido com o que acontece nas malaguetas, este óleo ativa a termogénese, permitindo que o corpo queime calorias e aumente o metabolismo através do calor.

Além disso, a canela também pode ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, ajudando a parar o armazenamento de gordura corporal. 

11. Café

Café

Uma xícara de café matinal pode realmente ajudar a atingir os objetivos de perda de peso – comprovado pela ciência.

O teor de cafeína do café tem sido aclamado como um estimulante eficaz para o metabolismo. Na verdade, um estudo suíço descobriu que após uma dose de cafeína, a queima de gordura aumenta em 44%. Já outro estudo relata que quem bebe 100mg de cafeína por dia, queima em média mais 150 calorias.

No entanto, embora o café seja eficaz no aumento do metabolismo, é necessário ter cuidado para não adicionar muito açúcar ou gordura e neutralizar os efeitos de aumento de energia.

12. Vinagre de maçã

Vinagre de maçã comida saudável para emagrecer

Todos nós já ouvimos falar da dieta do vinagre de maçã. Mas, como exatamente ele ganhou um lugar na nossa lista de comida saudável para emagrecer?

Pesquisadores descobriram num estudo com animais, que o ácido acético presente neste vinagre é eficaz para queimar gordura. Além disso, existe um estudo de doze semanas que mostrou que homens obesos que tomaram uma colher de sopa diária da substância obtiveram uma redução de meia polegada nas suas cinturas.

Se estás a pensar experimentar este método, começa por diluir uma colher de chá em água e observa como o corpo reage. Pois, o sabor e o odor são muito fortes.

13. Melancia

Melancia

Suculenta e refrescante, esta é uma comida saudável para emagrecer com que podemos sempre contar – principalmente nos dias quentes.

O elevado teor de água e o baixo teor de calorias torna este fruto de verão extremamente satisfatório. No entanto, não é só o baixo teor calórico que atrai os praticantes de dieta. Um estudo americano descobriu que as pessoas que comem melancia diariamente conseguem reduzir o peso corporal e a pressão arterial.

14. Pimenta preta

Pimenta preta

Realmente, o humilde tempero de pimenta preta nas refeições pode promover a queima de gordura corporal.

Um estudo saudou a pimenta preta como um tratamento natural para distúrbios relacionados com a gordura, como a obesidade. Os pesquisadores descobriram que a substância piperina, presente no condimento, impede o desenvolvimento de novas células de gordura.

No entanto, existem mais boas notícias. Também foi descoberto que a pimenta aumenta a “biodisponibilidade” de outros nutrientes. Basicamente, significa que, quando polvilhada nas refeições, extrai o máximo dos outros alimentos, tornando o prato muito mais nutritivo.

Os comentários estão fechados.