Certamente já ouviste falar sobre a importância de uma dieta saudável para baixar o colesterol. Se estás em busca desse objetivo, este artigo é para ti. Pois, vamos mostra-te cinco ótimas dietas que podes praticar, de forma a combater o colesterol alto.
Para o organismo funcionar bem, é essencial manter o colesterol em valores saudáveis. Pois, em excesso, pode dar origem a doenças graves.
O colesterol é um tipo de lípido (gordura) produzido de forma natural pelo fígado ou obtido através dos alimentos. Quando em excesso, acumula-se na parede das artérias, impedindo a normal circulação do sangue. Dessa forma, como diminui a quantidade de oxigénio que chega aos tecidos e órgãos, especialmente ao cérebro e ao coração. Pode originar doenças como o acidente vascular cerebral (AVC) e o enfarte do miocárdio. Duas das principais causas de morte e incapacidade em Portugal.
Dessa forma, a dieta tem um papel fundamental para prevenir doenças cardíacas e cerebrais. Além de reduzir o colesterol alto, ela também ajuda a manter os seus níveis saudáveis ao longo da vida. No entanto, outros fatores também contribuem, como é o caso da genética.
Dentro do corpo, o colesterol junta-se a proteínas para ser distribuído por onde faz falta (lipoproteínas). No entanto, ele não é todo igual, divide-se nos seguintes:
Este colesterol é o bom da fita, pois é protetor e ajuda a limpar o colesterol em excesso.
Já este é o vilão, acumula-se nas artérias e forma placas, o que dificulta a circulação do sangue.
Estas dietas não vão no sentido de restringir o consumo de alimentos, nem de provocar fome. Todavia, são planos alimentares que destacam certos grupos de alimentos saudáveis em vez de opções menos boas. Além disso, pesquisas provaram que são úteis quando se trata de reduzir o colesterol.
Esta dieta é rica em alimentos vegetais processados de froma mínima e gordura saudável. Além disso, contém menos gordura saturada, carnes e laticínios. E, ainda permite, pequenas porções de vinho tinto.
Estudos de 2019, afirmam que esta dieta pode ajudar a diminuir os níveis de LDL e aumentar os de HDL. Acredita-se que os benefícios para a saúde cardíaca se devam, principalmente, aos seus efeitos anti-inflamatórios.
Caso pretendas experimentar esta dieta, concentra-te em furtas frescas, vegetais, frutos secos e grãos inteiros. Com quantidades moderadas de frutos do mar, proteínas magras e laticínios.
A abordagem dietética para reduzir a hipertensão (DASH) foi projetada para ajudar a diminuir a pressão alta e também o colesterol. Porém, é semelhante à dieta mediterrânica e no seu foco inclui, frutas, vegetais, grãos inteiros, peixe, carne de aves e frutos secos. Além disso, também destaca a redução do sal, de forma a reduzir a pressão arterial.
Segundo um estudo, seguir esta dieta está associado a um risco 40% menor de insuficiência cardíaca.
A dieta terapêutica para mudança do estilo de vida (TCL) foi elaborada para ajudar a reduzir o colesterol. Ou seja, não é apenas uma dieta, é uma abordagem que abrange o estilo de vida. Que inclui, recomendações dietéticas específicas, controlo de peso e aumento da atividade física.
A nível de alimentação, concentra-se em grãos inteiros, frutas, laticínios e proteínas magras limitadas. Em vez de gordura saturada, colesterol e gordura total, como carne processada, doces e manteigas.
Como as dietas mediterrânica, DASH e TLC são semelhantes, consulta o teu médico ou nutricionista para te ajudar a decidir qual pode ser a mais benéfica para ti. No entanto, foi demonstrado que a dieta TLC reduz o colesterol LDL, os triglicerídeos, a pressão arterial e o peso.
Uma dieta vegetariana concentra-se em grãos inteiros, laticínios, ovos, frutas, vegetais, produtos de soja e frutos secos. Além disso, proibe o consumo de todas as carnes e frutos do mar. Esta dieta, quando praticada por um longo período, está associada a um grande leque de benefícios para a saúde. Que incluem, a redução do colesterol e da pressão arterial.
Um estudo de 2017, descobriu que uma dieta vegetariana reduz o colesterol e diminui o risco de morte por doença arterial em 25%.
A dieta vegan é uma dieta vegetariana sem todos os produtos de origem animal, como ovos e laticínios. Além disso, está associada a um benefício na perda de peso. Assim como também, a uma redução do risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e morte precoce.
Um estudo de 2018, mostrou que os vegans têm níveis mais baixos de LDL e triglicerídeos que as pessoas que comem carne.
Caso pretendas experimentar uma dieta vegan ou vegetariana, é útil que consultes um nutricionista ao começar. Pois, ele pode ensinar-te as combinações certas de alimentos para obteres proteína, cálcio e ferro suficientes.
Seguir qualquer uma destas dietas é uma mudança de estilo de vida. Uma mudança que pode ajudar a reduzir o colesterol alto e ao mesmo tempo, fazer com que te sintas mais saudável enquanto permaneces com total satisfação.