Para preparar uma refeição rápida e rica em nutrientes, precisas de uma cozinha bem abastecida. Contudo, a grande parte dos alimentos saudáveis mais conhecidos têm validades curtas e devem ser consumidos em poucos dias. E dessa forma, duram muito pouco nas prateleiras.
Ainda assim, podes manter uma série deles com validades largas, na tua dispensa e frigorífico. O que te vai permitir preparar refeições ricas em nutrientes. Mesmo quando não tens os teus alimentos habituais.
Os pratos à base de grãos, como saladas e sopas, são uma ótima escolha. Por exemplo, grãos como arroz integral, aveia e quinoa são ótimas escolhas para ter em casa. Pois, têm uma validade muito longa.
Além disso, são excelentes fontes de fibras e nutrientes, incluindo vitamina B, manganês e magnésio. Contudo, estes alimentos ajudam a prevenir doenças cardíacas e certos tipos de cancro.
O feijão e a lentilha são dos melhores alimentos mais saudáveis que existe. Além disso, secos e enlatados, têm uma validade enorme. O que os torna numa escolha essencial para a tua despensa.
Os grãos secos têm uma validade muito longa, devido à pouca humidade que apresentam. Além disso, o feijão e a lentilha são altamente nutritivos. Oferecem um enorme leque de nutrientes, como fibras, magnésio, vitamina B e ferro. Nesse sentido, são uma ótima escolha para adicioanr às tuas sopas e saladas.
As nozes e sementes são fontes ricas em nutrientes. Além disso, fornecem gorduras saudáveis, proteínas, fibras e uma variedade de vitaminas e minerais. Contudo, podem ser mantidas por 1 a 4 meses, o que faz delas ótimas iguarias a ter na despensa.
Já as suas manteigas são uma excelente alternativa às manteigas tradicionais. Pois, estas normalmente, contêm óleos e açucares adicionais.
Porém, podes usar as nozes e sementes em muitos pratos, como aveia, iogurte e salada. E as manteigas são ótimos suplementos para smothies e variados molhos.
O óleo de coco e o azeite de oliva, são exemplos de gorduras saudável. E, podem ser mantidos à temperatura ambiente durante vários meses. Nesse sentido, tornam-se produtos essenciais a ter na despensa. Assim, tens sempre à mão, uma fonte de gordura saudável.
A utilização dessas gorduras, oferecem um ótimo sabor às receitas. Além disso, aumentam a absorção de vitaminas solúveis em gordura, minerais e antioxidantes por parte dos alimentos.
Este vinagre é um produto essencial. Por exemplo, é um excelente limpador. Mas, também pode ser usado como saboroso complemento em molhos, temperos e assados.
Além de sua forma versátil, este vinagre é incrivelmente saudável. Conforme as pesquisas mostram, tem propriedades antidiabéticas, anti-inflamatórias, antioxidantes e promove a saúde cardíaca.
Estes dois alimentos são a espinha dorsal de muitas receitas. Todavia, são os preferidos dos cozinheiros profissionais e casuais, devido à sua forma versátil e longa validade.
Contudo, ambos melhoram a saúde de várias formas. Apreciá-los de forma regular, pode ajudar a reduzir o risco de várias doenças. Que incluem, certos tipos de cancro, declínio mental, doenças cardíacas e diabetes.
A maior parte das frutas e vegetais frescos têm validade muito curta. Contudo, comprá-los congelados vai permitir ter sempre à mão produtos ricos em nutrientes.
A nível de nutrientes, as frutas e vegetais congelados são idênticos aos produtos frescos. Dessa forma, são essenciais para uma alimentação saudável.
Verduras congeladas são ótimas para acrescentar em refogados e sopas. Já com as frutas congeladas podes preparar sobremesas deliciosas. Entre outras coisas.
O peixe e a carne frescos também têm uma validade muito curta. Contudo, congelados à temperatura certa, permanecem por muito tempo. Pois, podem ficar guardados no congelador por vários meses.
Ter uma boa fonte de peixe e carne congelados, vai permitir que tenhas sempre à mão proteína animal para preparares pratos saudáveis.
O iogurte natural é um alimento essencial em qualquer frigorífico. Pois, pode ser utilizado de várias formas na cozinha e pode ser mantido por cerca de três semanas. Além disso, é excelente quando acompanhado por frutas vermelhas e ótimo também para adicionar cremosidade a molhos e sopas.
Além disso, a gordura do iogurte natural é muito nutritiva e é associada a uma série de benefícios para a saúde. Por exemplo, ajuda a prevenir doenças cardíacas e o desenvolvimento da gordura de barriga. Que é um fator de risco para muitas doenças, como diabetes.
Os ovos são um alimento versátil e podem ser apreciados em qualquer altura do dia. Contêm as proteínas e a maior parte das vitaminas e minerais que o corpo precisa. Por essa razão, muita gente os chama de multivitamínicos naturais.
Embora sejam considerados de curta validade, podem manter-se até 5 semanas. Podes preparar omeletes vegetarianas ricas em nutrientes. E também adiconá-los em saladas e pratos vegetais para aumentar o teor de proteína.
No entanto, sempre que possas, compra ovos caseiros. Os produtores tratam melhor as galinhas, tornando assim os ovos mais nutritivos.
Para criar receitas saborosas, é essencial ter uma boa prateleira de temperos. As especiarias e ervas, aumentam o sabor dos pratos e são muito úteis numa culinária frequente.
Além disso, incorporar ervas secas e especiarias na tua dieta promove a tua saúde de várias maneiras.
Açafrão, pimenta, alecrim, canela, gengibre, orégãos e cominho oferecem enormes benefícios para a saúde. Pois, ajudam a reduzir a inflamação e o risco de certas doenças.
É essencial ter o frigorífico, o congelador e a despensa sempre abastecidos com alimentos saudáveis. Pois isso, vai permitir que tenhas sempre à mão os melhores alimentos para ótimas refeições. Esperamos que esta lista te ajude a escolher e planear melhor a tua dieta. De forma a manteres sempre uma vida plena e saudável.