18/04/2024

Alimentos ricos em proteínas para manter o corpo saudável

Alimentos ricos em proteínas

As proteínas são macronutrientes que desempenham diversas funções essenciais no nosso corpo, contribuindo para o ganho de massa muscular e para o aumento da energia e da saciedade. Sendo assim, os alimentos ricos em proteínas são componentes importantes para garantir a saúde e o bom funcionamento do organismo.

Os alimentos ricos em proteínas ajudam a emagrecer?

Como mencionamos anteriormente, o consumo adequado de proteínas aumenta a saciedade. Por isso, é comum que as pessoas sintam menos fome e diminuam a quantidade de alimentos ingeridos. Dessa forma, as proteínas contribuem indiretamente para a perda de peso saudável.

Qual a quantidade de proteína ideal para consumir?

A porção de proteína, assim como de qualquer outro nutriente, é individual, informada a partir da avaliação nutricional, que considera fatores como o peso, altura, idade e comorbidades.

É importante conhecer as propriedades dos alimentos. No entanto, apenas profissionais habilitados, como nutricionistas e nutrólogos, são qualificados para prescrever dietas.

Quais são os alimentos ricos em proteínas?

As proteínas são essenciais para manter uma boa alimentação e melhorar a saúde. Sendo assim, podes encontrá-las em alimentos de origem animal ou vegetal. Confere a nossa lista de alimentos com as quantidades de proteína por 100g de alimento.

Proteínas de origem animal

Os alimentos de origem animal possuem maior teor de proteína. Ao passo que, são utilizadas pelo organismo de forma mais fácil. Em seguida, descobre a quantidade de proteínas por 100g de alimento:

Proteínas de origem vegetal

Os vegetais e as sementes também são importantes fontes de proteínas para a tua dieta saudável. Em seguida, descobre a quantidade de proteínas por 100g de alimento:

Frutas ricas em proteínas

As frutas ricas em proteínas são as mais raras, sendo este um grupo alimentar onde a presença do nutriente é menos expressiva. Sendo assim, o comum é combinar as frutas com outros alimentos para atingir a porção diária recomendada. Além disso, as frutas são ricas em diversas vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, sendo recomendado comer pelo menos três porções de fruta por dia. Em seguida, descobre a nossa lista de frutas.

PêssegoRomãCereja
LimãoDamascoManga
BananaAbacateFramboesa
LaranjaTangerinaMirtilo
RomãAmoraLichia

Como preparar um pequeno-almoço rico em proteína?

Um pequeno-almoço rico em proteína é uma refeição super-reforçada e a receita perfeita para começar bem o dia, oferecendo uma melhor disposição em todos os momentos. Sendo assim, confere algumas variações possíveis:

Como preparar um almoço ou jantar rico em proteína?

Escolher os ingredientes certos é o ponto-chave na preparação do almoço e do jantar. Sendo assim, confere em seguida algumas boas fontes de proteína para aprimorar as tuas refeições:

Vantagens do consumo de proteínas

Além dos alimentos ricos em proteínas serem saborosos, também está comprovado cientificamente que o consumo correto e equilibrado deste macronutriente na dieta, promove sensação de saciedade, reforça imunidade e repõe os aminoácidos essenciais. Em seguida, listamos todos os processos para entenderes melhor.

1. Promove sensação de saciedade

As proteínas são mais difíceis de digerir, então, quando consumimos este macronutriente, sentimo-nos satisfeitos por muito mais tempo. Todavia, isto diminui aquela vontade de ficar “petiscando” algum lanchinho até a hora da próxima refeição.

Em contrapartida, como a proteína é mais difícil de digerir, é recomendado consumi-la em maior quantidade nas refeições diurnas e em menor porção no jantar.

2. Aumenta a imunidade

As proteínas têm relação direta com a melhoria da imunidade das pessoas, justamente devido à sua composição. Isto porque são compostas por partes menores (aminoácidos) que têm fundamental participação na criação de células de defesa.

3. Repõe aminoácidos absorvidos no jejum noturno

Durante a noite, passamos um longo período em jejum e, nesse meio tempo, o nosso corpo utiliza diversos aminoácidos para reconstruir os tecidos e substituir células velhas ou mortas por células novas.

Sendo assim, ingerir proteínas (principalmente pela manhã) ajuda a repor os aminoácidos utilizados durante o sono e deixa o corpo revigorado para um novo dia.

4. Ajuda nas funções cognitivas

Todavia, a proteína também repõe a energia perdida, auxilia a defesa, transporta substâncias pelo organismo e atua no sistema nervoso. Ou seja, o nosso cérebro precisa dos benefícios das proteínas para ativar as funções cognitivas e assim manter um bom funcionamento.

Consumo de proteínas e o exercício físico

Por fim, é relevante dizer que em qualquer prática de atividade física ocorre sempre um desgaste muscular. No entanto, outra das funções da proteína é atuar neste desgaste, promovendo a regeneração muscular. Sendo assim, torna-se importante destacar que a proteína é o principal nutriente responsável pela construção da massa muscular.

Além disso, a proteína também é fundamental para induzir o estado anabólico (construção) necessário para a recuperação dos músculos, o que ajuda a diminuir a sensação de fadiga.

Os comentários estão fechados.